O curso superior Bacharelado em Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga convida a todos para a apresentação pública e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que acontecerá conforme agenda a seguir:

Data Hora e Local Projeto

13/11/2024

APLICAÇÃO DE UMA ARQUITETURA DE MICROSSERVIÇOS EM UM
SISTEMA WEB PARA CONECTAR PRODUTORES DE EVENTOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS

Aluno: Gabriel Guimarães de Almeida

Orientadora: Prof.o Mariana Guimarães dos Santos

Banca: Fernando Paim Lima (orientador)
             Paloma Maira de Oliveira Lima (membro 1)
             Roger Santos Ferreira (membro 2)

Resumo:

A arquitetura de microsserviços tem sido amplamente adotada no desenvolvimento de software devido à sua agilidade e facilidade de manutenção. Este trabalho realiza um estudo sobre sua aplicação em um problema real: a alta taxa de informalidade na contratação de bandas para eventos, um problema que afeta artistas e contratantes. Para realizar este estudo, foram entrevistados e músicos para definir as funcionalidades do sistema e projetar a arquitetura necessária para construir um back-end, utilizando tecnologias atuais e seguindo os princípios do Clean Code e SOLID, além de um front-end para consumir esses serviços. O protótipo foi desenvolvido com uma metodologia inspirada em metodologias ágeis. Suas funcionalidades e desempenho foram validados por testes unitários e de carga. Os resultados dos testes unitários apontaram a qualidade do código-fonte produzido neste trabalho. Já os testes de carga mostraram que o protótipo apresenta um desempenho satisfatório sob contextos de estresse, processando mais de 2000 requisições por minuto em cenários de cinco mil requisições. Ao final do trabalho, pode se concluir que arquitetura de microsserviços é uma escolha viável e promissora, fornecendo benefícios significativos no desenvolvimento de software, especialmente em problemas que exigem escalabilidade e modularidade. No entanto, a escolha dessa arquitetura deve ser baseada em uma análise minuciosa.