O professor Édio da Costa Júnior, docente do curso de Engenharia Elétrica no IFMG Campus Formiga, participou do 4th World Conference on Physics Education - Embracing Changes Together, realizado na Jagiellonian University, em Cracóvia, Polônia, entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024. O evento reuniu especialistas em educação e ensino de Física de várias partes do mundo para discutir inovações, tendências e desafios relacionados ao ensino dessa disciplina.
O tema central do congresso foi o Ensino de Física, abrangendo diversas linhas de pesquisa e práticas pedagógicas. A participação do professor Édio foi marcada por sua contribuição na linha de pesquisa "Experimentos e Trabalho Prático no Ensino de Física", com a apresentação oral intitulada: "Astronomical observations: A non-formal and itinerant approach for Physics and Astronomy Teaching". O trabalho destacou a efetividade de atividades práticas de observação astronômica como ferramenta no ensino de Física e Astronomia, especialmente voltadas para públicos não especialistas. A pesquisa apresentada é resultado de um projeto de extensão desenvolvido ao longo de nove anos no IFMG Campus Ouro Preto, que já impactou mais de 9 mil pessoas.
Durante o evento, o professor focou em dois temas principais: "Ensino e Aprendizagem de Conceitos Físicos" e "Experimentos e Trabalho Prático no Ensino de Física". No primeiro, Édio compartilhou sua experiência com a Metodologia Peer Instruction, aplicada em suas aulas nos últimos anos, enquanto o segundo tema dialogava diretamente com seu trabalho apresentado. Ele também observou que, assim como no Brasil, outros países enfrentam desafios no ensino de conceitos físicos, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
A participação no congresso possibilitou importantes trocas de conhecimentos, além de abrir portas para futuras colaborações internacionais. “Um reencontro com um colaborador da Universidade do Texas, em Arlington, gerou a ideia de um projeto conjunto voltado para estudantes do ensino básico e superior”, destaca Édio. Além disso, o professor conheceu pesquisadores de diversos países, ampliando as perspectivas de colaboração tanto em pesquisa quanto no ensino.