Um grupo de 16 estudantes do curso de Engenharia Elétrica do IFMG Campus Formiga, dos sétimos e nonos períodos, participou de uma visita técnica à empresa Engelmig, especializada em sistemas de distribuição de energia elétrica, no dia 14 de agosto de 2024.

A visita foi organizada pelo professor Renan Souza Moura, que ministra as disciplinas de Distribuição de Energia Elétrica e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência, diretamente relacionadas ao tema abordado na visita. O principal objetivo foi proporcionar aos estudantes um contato direto com os equipamentos e sistemas utilizados na proteção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica. Como destaca o professor Renan, “essa experiência prática é fundamental para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e fortalecer a compreensão dos futuros engenheiros sobre a aplicação real de conceitos teóricos”.

A recepção dos alunos foi conduzida pelo técnico responsável pelo almoxarifado da empresa, Rodrigo Vieira Campos, sob a autorização do engenheiro Humberto Gonçalves, da Engelmig. Após uma breve introdução o grupo foi conduzido ao estoque da empresa, onde foram apresentados diversos equipamentos utilizados na proteção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica. Os estudantes mostraram grande interesse pela visita, aproveitando a oportunidade para fazer vários questionamentos, o que gerou discussões enriquecedoras sobre as práticas e os desafios do setor.

Além da apresentação dos equipamentos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes setores administrativos, onde puderam observar de perto o dia-a-dia de uma empresa da área, com especial atenção às normas de segurança adotadas na operação.

O professor responsável, Renan Souza Moura, destacou a importância da visita para o aprendizado dos alunos: "Foi uma ótima visita. O senhor Rodrigo se mostrou muito atencioso com os alunos. A cordialidade como fomos recebidos deixou os alunos muito à vontade para realizarem questionamentos. A empresa Engelmig sempre se mostrou muito receptiva aos alunos do IFMG e novamente isso ocorreu. Foi fantástico!"

O professor ainda completa que a visita técnica à Engelmig proporcionou aos alunos uma visão prática sobre os sistemas de distribuição de energia elétrica, ampliando seus horizontes sobre o mercado de trabalho e a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Para o estudante Fábio Pereira "a visita técnica a empresa Engelmig foi de grande ajuda em nossa formação. Durante a visita absorvemos conhecimentos técnicos e práticos a respeito da área de distribuição de energia, além de uma boa noção sobre um funcionamento prático dessa área. Também fomos familiarizados com os desafios e problemas enfrentados no cotidiano de uma empresa situada no ramo da distribuição de energia. Esse tipo de visita nos ajuda a ter um ponto de vista prático das matérias teóricas que vemos durante o curso, além de também representar uma possível oportunidade no mercado de trabalho", finalizou.

A realização da visita contou com o apoio da Secretaria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (SEPPG) do IFMG Campus Formiga, que sempre incentiva e apoia a realização de eventos de visita técnica. Neste caso, os estudantes utilizaram veículos próprios para se deslocarem até a empresa.