No dia 20 de agosto de 2024, o IFMG Campus Formiga realizou a entrega de brinquedos educativos ao Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap) de Formiga/MG. A ação aconteceu das 14h às 15h30 e foi resultado do projeto de Extensão Curricularizada da disciplina de Atividade de Extensão I, desenvolvido pelos alunos do 3º período do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

No total, foram entregues 20 tabuleiros inteligentes, dois "Jogos do 15" e três "Jogos das Emoções". Esses materiais foram projetados para apoiar o Cemap no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas de seus alunos, que apresentam dificuldades de aprendizagem. A entrega foi realizada pelos professores Lucas Frederico Jardim Meloni e Marco Antônio Silva Pereira, que coordenaram o projeto e a disciplina.

O professor Lucas Meloni explica que os brinquedos entregues ao CEMAP são voltados para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras de crianças e adultos com deficiências ou dificuldades de comunicação. Os "Jogos do 15" e "Jogos das Emoções", por exemplo, são projetados para auxiliar no reconhecimento de padrões e expressões faciais. O "Jogo das Emoções" é especialmente útil para pessoas no espectro autista, ajudando-as a identificar e interpretar diferentes expressões faciais e, assim, facilitar sua integração social.

Sobre o Projeto de Extensão Curricularizada

A proposta do projeto de Extensão Curricularizada foi o desenvolvimento de brinquedos educativos para a comunidade externa. Os alunos do 3º período de Engenharia Elétrica aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU), utilizando o LabMaker para projetar e construir os brinquedos. O objetivo foi proporcionar um impacto positivo na comunidade local por meio da doação de materiais educativos a instituições filantrópicas ou de caridade.

O CEMAP foi escolhido como beneficiário do projeto por ser uma instituição municipal dedicada ao apoio de alunos com dificuldades de aprendizagem, incluindo deficiências visuais, auditivas, mentais ou dificuldades de locomoção motora e comunicação verbal. A instituição realiza um trabalho fundamental na cidade de Formiga e, com a doação dos brinquedos, o objetivo é colaborar com suas atividades de desenvolvimento cognitivo e motor.

Desenvolvido no primeiro semestre de 2024, o projeto alcançou seu objetivo inicial e será expandido ou replicado no segundo semestre do mesmo ano. A expectativa é produzir outros tipos de jogos e aumentar a quantidade de peças, potencializando o impacto positivo na comunidade.

Com iniciativas como essa, o IFMG Campus Formiga reforça seu compromisso com a formação integral dos alunos e o engajamento comunitário, contribuindo para o desenvolvimento social e educacional da cidade de Formiga e região.

Os professores Lucas Meloni e Marco Antônio Pereira realizaram a entrega dos brinquedos à equipe do Cemap