A auditora Poliana Myriam Felipe Rodrigues de Santana, do IFMG Campus Formiga, foi uma das palestrantes na edição de 2024 do Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (COBACI), que aconteceu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de 07 a 09 de agosto. O evento, que é considerado um dos mais importantes do país no setor, reuniu os maiores nomes da auditoria e do controle interno, e a presença de Poliana Santana reforçou a excelência e o comprometimento do IFMG Campus Formiga em promover uma gestão pública de alta qualidade.

Durante sua palestra com o título “Sistema de Controle Interno: revisão dos mecanismos de controle na perspectiva da eficiência da gestão”, Poliana abordou temas relevantes e inovadores para o campo da auditoria, destacando-se pela profundidade e clareza em suas análises.

O convite para palestrar no evento foi feito por uma representante da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec), associação dos auditores da área de educação do país, organizadora do evento, devido ao trabalho que a servidora vem desenvolvendo no campus desde o seu mestrado, concluído no ano de 2013.

Durante sua pesquisa de mestrado, Poliana mapeou o sistema de controle interno do IFMG, o que a tornou uma referência em trabalhos da área. Desde então vem realizando ações de revisão dos mecanismos de controle interno da instituição a fim de melhorar a execução final dos processos dos mais diversos setores. O trabalho desenvolvido pela auditora do Campus Formiga tem sido referência, não apenas acadêmica, mas também para implementação em outras instituições públicas, adaptadas às realidades locais.

“Eu percebi que existia uma falha de comunicação entre a auditoria e os setores, o que me levou a adotar reuniões com os auditados para que ambos pudéssemos entender e apontar soluções para tais problemas, com isso temos um retorno quase imediato, que não obteríamos apenas enviando a nota ou o relatório de auditoria. No Cobaci eu apresentei a revisão dos mecanismos de controle especialmente das práticas extensionistas e da Assistência Estudantil do Campus”, explicou Poliana.

A auditora completa que muito foi discutido no Congresso sobre práticas adotadas visando a integridade no setor público, ou seja, práticas que atendam a lei alocando os recursos humanos e financeiros da melhor forma. Com isso, os setores de controle interno: comissões de ética, ouvidoria, corregedoria e auditoria, têm trabalhado de forma a harmonizar as ações visando um melhor desempenho institucional.

A participação da auditora do Campus do IFMG no COBACI 2024 não só coloca em evidência a competência dos profissionais da instituição, como também serve de inspiração para outros profissionais e estudantes da área. Participar de um evento desse porte e ao lado de renomados especialistas da auditoria nacional representa uma conquista notável, tanto para a servidora, quanto para o IFMG Campus Formiga.

Sobre o COBACI

O COBACI é um evento, uma plataforma vital na promoção e desenvolvimento das práticas de auditoria e controle interno no Brasil. Desde sua estreia em 2018, em Brasília, o COBACI tem sido um farol de excelência, reunindo especialistas para compartilhar conhecimento, experiências e melhores práticas. Nas edições anteriores, o COBACI abordou desde governança e compliance até o uso inovador de dados e tecnologias.

 

Clique aqui e acesse a dissertação de Poliana Santana