Depois de obterem um excelente desempenho na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), as equipes formadas por estudantes dos cursos técnicos do IFMG campus Formiga foram vice-campeãs na Mostra Brasileira de Foguetes, realizada de 05 a 08 de agosto, em Barra do Piraí/RJ. Eles lançaram foguetes que ficaram entre 100 e 200 metros de alcance.

O IFMG Campus Formiga foi representado na Jornada de Foguetes por duas equipes: Felype José de Menezes e Maria Eduarda Fernandes, ambos do 1º ano do curso Técnico em Administração, e Gabriel José do Couto e Lucas Malaquias Silva, do 1º ano do curso Técnico em Informática, todos orientados pelo professor de Física, Anderson Freitas.

Um dos estudantes participantes, Felype José de Menezes, compartilhou sua experiência. “A 52°Jornada de Foguetes foi uma viagem que mudou a minha vida pessoal e acadêmica. Nunca pensei que iria tão longe por causa de um foguete de garrafa PET. Durante a Jornada descobri qual área profissional eu realmente quero seguir. Desde o momento em que voltei já me sinto um verdadeiro astrônomo. Lá aprendi coisas que, até no momento, escola nenhuma poderia me ensinar. Aprendi a fazer foguetes de papel; cano PVC; garrafa pet... também aprendi que é ganhando experiência e compartilhando ideias que podemos evoluir. Por fim, creio que a Jornada de Foguetes possa incentivar alunos assim como eu, a ir "longe toda a vida!"”.

O professor Anderson Augusto Freitas destaca sua satisfação com o resultado: "ver nossos estudantes, ainda no primeiro ano do Ensino Médio, alcançando um desempenho tão expressivo em uma competição de nível nacional é extremamente gratificante. Isso demonstra o potencial que eles têm e o quanto podem crescer em conhecimento e habilidades na área de Astronomia".

Anderson ainda completa que os estudantes tiveram um aprendizado muito significativo tanto em termos do conteúdo assimilado durante a participação das oficinas e palestras, como também no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. “Dentre elas, destaco o desenvolvimento da autonomia, o trabalho em equipe, a apresentação de trabalhos em público, a utilização de diferentes técnicas para projetar e construir os foguetes, a resolução de problemas de forma prática e criativa”, ressalta.

O diretor-geral do IFMG Campus Formiga, Patrick Oliveira, também celebrou a conquista: "Esse resultado reforça o compromisso do nosso campus em promover e apoiar a participação dos estudantes em eventos científicos. É uma vitória não só para os alunos, mas para toda a comunidade acadêmica que se empenha em oferecer uma educação de qualidade”.

Como parte da premiação, além dos certificados, medalhas e troféus, nossos competidores receberam 15 kits didáticos para montagens de foguetes de diferentes tipos. A pretensão do professor e dos estudantes é realizar oficinas no campus e em escolas da região utilizando os kits.

Felype, Maria Eduarda, Gabriel e Lucas

Os alunos durante apresentação dos trabalhos

Os participantes participaram de atividades práticas durante a Mostra

Nossos vice-campeões com os kits didáticos recebidos como premiação