Estudantes do IFMG Campus Formiga conquistaram medalhas na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Dividida em modalidades teórica e experimental, a competição envolve alunos do ensino médio, que participaram do nível IV.

No dia 17 de maio, a prova teórica foi aplicada no campus Formiga, contando com a participação de 15 estudantes. Destaque para Túlio Daniel Leal Silva, do 1º ano do curso Técnico em Eletrotécnica, que conquistou a medalha de prata, e Júlia Leal Costa, do 3º ano do mesmo curso, que levou a medalha de bronze.

Na modalidade experimental, os alunos participaram da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), onde construíram foguetes com garrafas PET e propulsão baseada na reação entre bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos tiveram a oportunidade de projetar, construir e lançar foguetes feitos a partir de materiais simples, utilizando princípios da física e da química. No Campus Formiga, a competição teve a participação de 26 estudantes do ensino médio, totalizando 12 equipes. Oito equipes superaram a marca de 100 metros de alcance, desempenho que garantiu a participação dos nossos estudantes na Jornada de Foguetes, um evento nacional realizado anualmente no Rio de Janeiro.

O IFMG Campus Formiga será representado na Jornada de Foguetes por duas equipes: Felype José de Menezes e Maria Eduarda Fernandes, ambos do 1º ano do curso Técnico em Administração, e Gabriel José do Couto e Lucas Malaquias Silva, do 1º ano do curso Técnico em Informática.

Orientados pelo professor de física, Anderson Freitas, os estudantes são incentivados a desenvolver autonomia e aprimorar habilidades que os prepararão para futuros desafios acadêmicos e profissionais. O professor ainda agradeceu o apoio da direção-geral, da diretoria de ensino e da Secretaria de Extensão pela dedicação em viabilizar a participação dos estudantes. “Os estudantes são muito jovens e terão a chance de vivenciar experiências que marcarão profundamente sua trajetória acadêmica”, comentou.

A Jornada de Foguetes ocorrerá de 5 a 8 de agosto. Durante o evento, os estudantes participarão de oficinas, minicursos e palestras, além de lançar novamente seus foguetes, competindo com as melhores equipes da Mostra Brasileira de Foguetes.

O professor Anderson com os estudantes Túlio, Lucas, Maria Eduarda, Felype e Gabriel