As egressas do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG Campus Formiga, Hortência Aparecida Ribeiro e Letícia Lauana de Jesus Soares, publicaram um artigo na Revista REVEMOP, publicação científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT).

O artigo, intitulado "Um estudo sobre a formação de professores de matemática de escolas públicas da região de Formiga (MG)", foi desenvolvido sob a orientação dos professores Édio da Costa Junior e Chrisley Camargos. O estudo teve como objetivo investigar a formação dos professores de Matemática das escolas públicas da região de Formiga – MG, bem como analisar a percepção desses docentes quanto à necessidade de uma formação específica.

Metodologia e Resultados da Pesquisa

Durante a pesquisa, os dados utilizados foram obtidos a partir da Secretaria Estadual de Educação e de um questionário aplicado aos profissionais participantes. A análise revelou que a demanda por professores na região de Formiga aumentou significativamente desde 2014, ultrapassando o número de docentes atuante.

Outro dado relevante apontado pela pesquisa foi a média de profissionais licenciados na disciplina. Para o Ensino Fundamental, a média é superior à média nacional. No entanto, para o Ensino Médio, a média é inferior, indicando uma área que necessita de maior atenção e investimento.

Além disso, os docentes participantes da pesquisa destacaram a importância dos conhecimentos e da formação específica em Matemática para a atuação na Educação Básica. Eles ressaltaram que essa formação é essencial tanto para a adequação dos conteúdos aos currículos oficiais quanto para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos e acesso ao artigo

Os autores do artigo expressaram sua gratidão à Secretaria e à Pró-Reitoria de Pesquisa do IFMG pelo financiamento e apoio recebido durante a condução da pesquisa.

Para aqueles que desejam acessar o artigo completo, as versões em português e inglês estão disponíveis abaixo:

Clique aqui | Revista REVEMOP