Entre os dias 09 e 13 de novembro aconteceu no centro de eventos Expominas, em Belo Horizonte – MG, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia junto à FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que teve como objetivo aproximar a população de assuntos relacionados a essas áreas.

Durante o evento, no dia 10 de novembro, a professora Denise Ferreira Garcia Rezende, acompanhada dos alunos Hernane Marcos de Faria Júnior e Sara Crecencio Rodrigues, da equipe de robótica G.I.Ants, fizeram uma apresentação sobre robótica educacional no stand do IFMG montado no pavilhão da Expominas, que contou com três robôs.

O objetivo da apresentação foi mostrar um pouco do ensino da robótica educacional para os cursos técnicos do Campus Formiga. Além de os alunos poderem falar um pouco da experiência deles em competições de robótica como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e a FLL (First Lego League).

Os robôs apresentados foram dois lutadores de sumô e a montagem de um elefante que interagia com o público que visitava o stand. Montados com peças dos kits Lego Mindstorm NXT e EV3, os robôs foram levados para demonstrar um pouco do que os alunos fazem em projetos da disciplina de Robótica Educacional e atraiu a curiosidade de vários visitantes.

As aulas de robótica educacional no Campus Formiga são ministradas para os alunos dos três cursos técnicos, Administração, Eletrotécnica e Informática, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos através de resoluções de problemas que envolvam, montagem de robôs, lógica de programação e trabalho em equipe, sempre de forma muito prática.