Se você é estudante dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Matemática ou do terceiro ano do curso técnico em Eletrotécnica e tem interesse em música e construção de instrumentos eletrônicos e eletroacústicos, inscreva-se para participar do Projeto de Pesquisa “Modulação Sonora: Construção de instrumentos para expressão musical contemporânea”.

São ofertadas quatro vagas no projeto: uma para bolsista (curso de Engenharia Elétrica) e três para participação voluntária (demais cursos).

O projeto é coordenado pelo professor Chrisley Camargos e consiste na construção de dois instrumentos musicais, sendo um eletroacústico e outro eletrônico, além de trabalhar formas de manipulação sonora utilizando softwares adequados.

Os participantes do projeto realizarão estudos sobre conceitos associados à música, em especial a denominada música contemporânea que, diferente da música clássica ou tradicional, utiliza elementos inovadores e experimentais para refletir as preferências musicais da sociedade atual.

Durante a execução do projeto serão relacionadas diferentes áreas do conhecimento, como a matemática e a engenharia, mediante o desenvolvimento da parte estrutural e eletrônica dos instrumentos a serem construídos.

Inicialmente, será realizado um levantamento bibliográfico acerca dos fundamentos básicos da música e manipulação sonora. Os estudos realizados fornecerão subsídios para que a equipe de desenvolvimento seja capaz de projetar e construir protótipos funcionais de instrumentos musicais eletroacústicos e eletrônicos.

É importante ressaltar que a fase de construção dos instrumentos terá apoio do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário - LICEU LabMaker, o qual possui equipamentos e ferramentas que apoiam a cultura maker, tais como cortadora a laser e impressoras 3D.

Por fim, espera-se disseminar os resultados do projeto em eventos envolvendo as diferentes áreas de atuação no Campus Formiga do IFMG, explorando a interseção entre tecnologia, música e arte.

Caso tenha interesse, inscreva-se no formulário a seguir até o dia 10/07 e responda às perguntas, que servirão como forma de avaliação para escolha dos bolsistas e voluntários.