As inscrições do Enem 2024, maior exame do Brasil, já começaram! Os alunos podem se inscrever de 27 de maio a 7 de junho.

Por que fazer o Enem 2024?

Os participantes do exame podem usar as notas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a participação no processo seletivo próprio do IFMG. Além disso, participar do Enem é um dos critérios para receber o incentivo adicional de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). Os resultados também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas.

Alunos da Rede Pública - Pelo Sisu, os estudantes têm acesso às vagas de universidades e institutos federais, que reservam metade delas aos alunos da rede pública. Também é possível ingressar em instituições particulares, com bolsas de 50% a 100%, por meio do Prouni ou com auxílio do Fies.

O Programa Pé-De-Meia estabelece que o estudante da 3ª série do ensino médio (em escola pública) precisa comparecer aos dois dias de Enem (incluindo uma eventual reaplicação) para ter direito ao incentivo de R$ 200, após a conclusão dessa etapa educacional.