O dia 15 de maio foi marcado por mais uma etapa da competição Technovation Girls, que envolve a participação de garotas de até 18 anos ao redor do mundo. A etapa regional foi realizada no campus Florestal da UFV.

Do IFMG campus Formiga competiram 16 estudantes, divididas em quatro equipes sendo as participantes alunas dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática. Além das competidoras também participaram seis estudantes da graduação, a jornalista Ana Maria Teles e as professoras Arlete Abreu, Denise Garcia e Sarah Lopes, que atuaram como mentores.

A estudante Luiza Torres destacou que, independente do resultado da etapa regional, participar da competição com um tema tão importante como a educação sexual, que abordaram no aplicativo criado por sua equipe, é algo que a motiva. “É um sonho pra mim e eu quero muito trazer isso para as pessoas e se não acontecer esse ano, que a gente volte no ano que vem porque é algo que eu realmente quero levar para frente”.

A professora Arlete Abreu, coordenadora das equipes do IFMG Formiga, além de agradecer e parabenizar a todos os envolvidos pela participação, destaca a relevância deste tipo de ação. “Quero agradecer o empenho e dedicação de cada aluno e servidor e parabenizar a todas as equipes que participaram do desafio. Espero que possamos enviar equipes para estes e outros desafios nos próximos anos, que tratam de temas tão importantes, fortalecendo a imagem do IFMG e seu compromisso com a educação, o respeito e a igualdade”.

Arlete também destacou a parceria que foi formada entre instituições para o Technovation Girsl. “Eu chamo a atenção também para a importância da parceria entre UFV e os campi Formiga, Ribeirão das Neves e Ouro Branco. É extremamente relevante, pois representa o incentivo à educação empreendedora, à inovação e ao trabalho em equipe, especialmente quando nos referimos ao universo feminino”.

A etapa regional foi disputada entre equipes sêniors dos campi do IFMG Formiga, Ribeirão das Neves e Ouro Branco, além do Cedaf da UFV campus Florestal. Desta etapa saíram duas equipes semifinalistas, sendo ambas do IFMG campus Ouro Branco: Code Chicas e Lovelace Ladies.

Sobre a competição

O Technovation Girls é um projeto sem fins lucrativos voltado para educação tecnológica e está em sua nona temporada. A iniciativa busca capacitar meninas a se tornarem líderes, criadoras e solucionadoras de problemas na área da tecnologia, por meio da criação de um aplicativo de celular, que em 2024 teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante as etapas da competição, as participantes aprendem sobre programação, design, empreendedorismo, edição de vídeo, além de terem contato com a língua inglesa, tudo isso proporcionado com a ajuda de pessoas mentoras voluntárias.

Saiba sobre o Techonovation Girls Brasil 2024

Equipes do IFMG campus Formiga que chegaram na etapa regional