O escritor formiguense Osório Garcia é o convidado do projeto “Práticas de redação com uso de escrita criativa” essa semana no campus do IFMG Formiga. As aulas fazem parte de uma atividade de extensão proposta pela professora Ana Paula Carraro Borges e têm por objetivo desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de escrita dos participantes do projeto. O escritor irá compartilhar um pouco de sua experiência com os alunos nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro, às 15h, na sala 27 do campus. A alteração de deve a adequações na agenda do escritor.

As aulas do projeto começaram no dia 04 de novembro e acontecem sempre às sextas, das 15h30 às 17h30, no IFMG Formiga. O instrutor é o autor formiguense Ariálisson Freitas, que estudou escrita criativa no programa de estudos continuados da Universidade de Stanford (EUA) e lançou recentemente sua primeira obra literária “O Mistério da Mata da Alpineia – Laços de Sangue”. As oficinas são destinas a jovens e adultos a partir de 15 anos, com vagas para a comunidade interna e externa.

O projeto irá oferecer novas vagas no próximo semestre, ainda sem calendário definido. “Temos de aguardar o final da primeira etapa para fazermos o planejamento do próximo semestre”, explicou o instrutor. “Acabamos atingindo um público alvo diferente do esperado. O projeto acabou tendo maior impacto nos alunos dos cursos superiores como uma forma de extravasar na escrita literária o que eles não conseguem fazer na escrita científica.”

Para a professora Ana Paula, o projeto tende a crescer muito no IFMG. “A escrita é uma forma de interação. Precisamos transformar o ato de escrever em algo prazeroso. O contato com autores formiguense será de extrema importância na mudança de paradigmas que envolvem o processo de criação literária”, salientou.

O convidado

Osório Garcia é autor de livros de literatura infantil e já publicou muitas obras por diversas editoras. Coordenou projetos de implantação do centro cultural Terras de Luzia, feira de artesanato, bibliotecas, realização de livro e vídeo sobre as memórias e identidades da comunidade quilombola  do distrito da Lapinha em Lagoa Santa (MG). Atualmente é coordenador de Artes Visuais na Escola Municipal de Artes da cidade de Formiga MG (EMART), junto a Secretaria Municipal de Cultura.

• Telefones: (31)98861-2373 - (37)99906-5472
  • Telefone Institucional: (37) 3322-8530