O Carreira 3D – descoberta, desenvolvimento e direção – primeiro Projeto de Ensino do IFMG campus Formiga, chegou ao fim no mês de novembro. Desde o início, esse projeto buscou capacitar os estudantes no direcionamento assertivo de suas carreiras profissionais, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimentos essenciais para uma trajetória acadêmica e profissional bem-sucedida.

Coordenado pela professora do campus, Maisa Kely de Melo, e com a colaboração da jornalista Ana Maria Teles, o projeto teve idealização e parceria da empresa Master You, através da CEO e treinadora Fernanda Castro, além do Sebrae/MG e CitFOR. Maisa Melo conta que, além de ser o primeiro projeto de ensino do Campus Formiga, todas as parcerias envolvidas tiveram registro de forma oficial no Diário Oficial da União (DOU).

Contando com três encontros presenciais e atividades online, o treinamento possibilitou uma visita a uma das maiores feiras tecnológicas do país, a Feira Tecnológica do Inatel, e ainda que cada estudante fosse conectado a um mentor qualificado, que já trilhou caminhos semelhantes aos que o futuro profissional deseja alcançar. A coordenadora Maisa Melo faz um agradecimento especial aos mentores “cuja generosidade ao doar parte do seu tempo foi crucial para orientar e inspirar nossos alunos” e aos parceiros “pela constante disponibilidade e colaboração”.

Ao longo do período de execução, que foi de 16 de setembro a 18 de novembro, o projeto alcançou seus objetivos, proporcionando diversas experiências aos participantes, que tiveram a oportunidade de mergulhar em discussões enriquecedoras sobre escolhas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias para o planejamento de carreira.

O participante, Lucas Pedrosa, aluno do curso de bacharelado em Administração, destacou a sua satisfação em integrar o projeto, que trouxe atividades diferentes de palestras convencionais e apresentações com slides. “Nos três encontros que tivemos, cada um forneceu um pilar importante para nossa carreira profissional: autoconhecimento, foco e disciplina e fé, tanto religiosa quanto na gente”.

João Vitor, estudante de Ciência da Computação, ressaltou que valeu muito a pena ter participado do projeto, pois “a versão de mim hoje, é muito melhor do que a versão de um mês atrás e eu sou muito grato por isso”.

Outros pontos que os estudantes destacaram foi a qualidade e experiência dos convidados além do contato com colegas de diferentes cursos e mesclando nível técnico e graduação possibilitando uma grande troca de experiências.

Fernanda Castro conta que “o projeto Carreira 3D nasceu da vontade de fazer com que os estudantes universitários do IFMG tivessem maior clareza para conduzir a sua carreira profissional, evitando cometer erros que, nós que já passamos pelo processo, cometemos”.

A treinadora, Fernanda Castro destaca que, ao longo do projeto foi possível perceber o quanto os alunos possuem determinação e força de vontade para realizar seus sonhos. “Através das dinâmicas, das palestras, dos hot seats e do encontro com o mentor, foi possível abrir a visão dos estudantes para que eles entendessem que carreira não é um caminho definitivo, mas sim, a construção de um caminho através de comportamentos, habilidades e atitudes. Para nós da Master You Treinamentos foi uma parceria que deu muito certo e esperamos que outros projetos venham para o próximo ano!”

O IFMG campus Formiga reitera seu compromisso contínuo em oferecer iniciativas educacionais inovadoras que capacitam nossos estudantes para os desafios do mundo contemporâneo e parabeniza todos os participantes pelo empenho e conquistas ao longo do Projeto de Ensino Carreira 3D. Que as lições aprendidas e as habilidades adquiridas sirvam como alicerces sólidos para o desenvolvimento futuro de suas carreiras profissionais.