Na noite da última terça-feira, 24 de outubro, ocorreu a segunda edição da palestra "Do Tatame para a Federal". Realizada pela professora Maisa Melo na unidade Vila Padre Remaclo do Instituto Tatame do Bem, o evento teve como público-alvo os pais e alunos envolvidos no instituto.

A iniciativa da palestra “Do Tatame para a Federal” se deu através de uma conexão do Tatame do Bem com o grupo @F7 e teve o objetivo de apresentar aos alunos do Projeto e seus responsáveis, as possibilidades do ingresso em instituições federais.

No decorrer da palestra, realizada sobre o tatame, Maisa compartilhou sua trajetória de vida, abordando as dificuldades enfrentadas nos anos iniciais da escola, seu ingresso em uma universidade federal e as oportunidades que contribuíram para sua permanência e sucesso acadêmico. Ela destacou os diversos auxílios oferecidos pela rede federal de ensino, como programas de estágio e iniciação científica. A professora proporcionou um momento de reflexão, incentivando todos a acreditarem que qualquer pessoa pode ser protagonista de sua própria história, superando desafios sociais e familiares.

A professora destacou sua felicidade em falar de um assunto tão importante para pais e filhos juntos. “Reconhecer a importância de ser um realizador de sonhos desde criança é fundamental para que pais e filhos construam juntos a autoestima e confiança necessárias para alcançar metas e transformar a própria realidade”. Ela ressaltou que estes auxílios são tanto de origem assistencial como em formato de bolsas de apoio financeiro para atuar no desenvolvimento de projetos.

O IFMG Campus Formiga é uma instituição que além de proporcionar estudo gratuito e de qualidade, também oferece diversas oportunidades de remuneração para os alunos enquanto estudam, como bolsa monitoria, participação em projetos de iniciação científica, projetos de extensão, entre outros, que concede bolsas que giram em torno de R$700,00.