O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) mais uma vez foi o local de discussões e trocas enriquecedoras para alunos e profissionais do ramo e quatro estudantes do IFMG campus Formiga estiveram presentes apresentando artigos produzidos durante disciplinas no semestre. São eles: Luiza Dandarah Gomes, Thiago Frade, Jordânia Camilo e Geiciani Borges. Estes estudantes representaram os demais autores dos artigos.   

Realizado de 18 a 20 de setembro, o evento reuniu estudantes e especialistas de diversas áreas da engenharia, com apresentações de trabalhos e palestras que abordaram temas cruciais para o setor. Este congresso é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, por isso, o COBENGE continua a desempenhar um papel crucial no fortalecimento da comunidade de engenharia, não apenas no aspecto técnico, mas também no desenvolvimento de uma compreensão mais ampla da disciplina. O evento serve como um farol para impulsionar os futuros profissionais da engenharia em direção a um caminho de excelência e inovação.

Luiza Dandarah, estudante e autora de um dos artigos, relatou que o COBENGE abordou uma diversidade de assuntos, desde os desafios para os novos engenheiros eletricistas no mundo até curricularização da Extensão, globalização e ensino da Engenharia no Brasil. Um ponto que chamou sua atenção foi o interesse do público no trabalho que apresentaram, produzido durante a disciplina de Qualidade de Energia, o que instigou os participantes a perguntarem sobre como a disciplina é abordada no Campus e como o professor conseguiu engajar os alunos na escrita de um artigo acadêmico, tendo em vista que não é algo muito comum.

Para Dandarah, a troca com outros estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo abriram novos horizontes. “Uma das conexões que eu fiz me possibilitou enxergar no mestrado profissional, que eu nem tinha cogitado. Por eu gostar de inovação, um professor me convidou para conhecer mais sobre o curso que oferecem no campus em que ele trabalha”. Para os colegas que gostariam de participar de um congresso como esse, mas que ficam receosos, a estudante diz o seguinte: “podemos ser mais ousados e não ter medo de submeter artigos. É uma oportunidade muito valiosa e os aprendizados de lá, eu vou levar pro resto da minha vida”.

O evento não apenas reforçou a importância da colaboração entre instituições de ensino e empresas, mas também enfatizou o papel vital do apoio e incentivo à educação. "O Brasil mais do que nunca precisa disso; de pessoas que apoiam, acreditam e incentivam a educação", ressaltou a estudante Jordânia, expressando gratidão ao IFMG, ao professor Patrick e a todos que contribuíram para a sua participação no congresso.

Thiago Frade, outro estudante autor, expressou seu contentamento com a experiência no congresso. "Foi uma experiência incrível e inovadora. Não imaginava, no último período da faculdade, ter essa oportunidade de publicar e apresentar um artigo em um congresso nacional", compartilhou. Ele destacou a importância de interagir com estudantes e professores de universidades em todo o país, fortalecendo os laços e promovendo o intercâmbio de ideias.

Jordânia Camila, que também participou do evento, enfatizou a amplitude das experiências que o COBENGE proporcionou. "Uma proposta que surgiu mediante um trabalho de uma disciplina e se tornou tão engrandecedora, pois ultrapassou os limites técnicos da engenharia elétrica em si", disse ela. A futura engenheira eletricista destacou a frase marcante que ouviu durante uma das plenárias, que ressaltou como a engenharia vai além da resolução de problemas, sendo uma mistura de beleza, robustez, agilidade e humanidades.

Para Geiciani Borges "foram dois dias intensos, repletos de aprendizado, que reforçaram que nossas oportunidades e conquistas serão proporcionais ao nosso esforço. Participar do Cobenge 50 anos foi uma experiência enriquecedora, não apenas para o currículo, mas também para a bagagem da minha vida acadêmica, permitindo-me levar mais longe o que realizei como discente de engenharia elétrica". Além do aprendizado técnico, Geiciani afirmou que a participação no Congresso foi um passo muito importante em diversos aspectos e sentidos e destaca que grande parte dessa conquista se deve às pessoas que estiveram sempre ao seu lado.

O COBENGE retornou ao formato presencial em 2023 e foi realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A organização é da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e, neste ano, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Estudantes do campus com pesquisadores e estudantes da UFAL