Na tarde de hoje, 19 de setembro, com a sala cheia, foi realizada uma palestra seguida de uma roda de conversa, com a finalidade de abordar deficiências, inclusão e, principalmente, para destacar o respeito e o acolhimento às pessoas que possuem alguma deficiência ou transtorno.

O professor da Universidade Estadual do Paraná, Rodrigo Sega, convidado especial para a palestra trouxe alguns dados da pesquisa que realizou com discentes com necessidades especiais na Unespar campus Apucarana. Ele ressaltou a importância de se olhar para a inclusão destes estudantes no âmbito escolar, seja na acessibilidade ou no convívio social. Para Rodrigo, falar sobre este tema é o primeiro passo para realmente sentir o que é ser uma pessoa com deficiência, se colocar no lugar do outro e assim proporcionar uma inclusão escolar de fato.

Vanessa Barbosa, profissional especializada em educação especial atuante junto ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Formiga (Napnee) do IFMG campus Formiga apresentou, em linhas gerais, o panorama do nosso campus na questão. De acordo com a profissional, temos maior incidência de estudantes com TDH e TEA, além de deficiência motora, sendo que estes são os acompanhados pelo Napnee. Vanessa destacou que a comunidade acadêmica deve procurar o Núcleo em situações que envolvam estudantes com condições educacionais específicas.

A professora Manuela Rodrigues compartilhou sua própria experiência como deficiente física e chamou atenção para atitudes capacitistas e exclusivas, ou seja, tratar o deficiente como coitado, afirmar que a pessoa não é capaz de algo ou ainda excluí-la de determinadas situações devido simplesmente à sua deficiência.

A coordenadora do Napnee, Aline Alves, relatou sua história como mãe de uma criança especial destacando o quanto devemos ter empatia com as pessoas e suas famílias e lembrou que todos podem adquirir uma deficiência, mesmo que não tenha nascido com uma e, em qualquer situação, acolher e respeitar é estritamente necessário e fundamental.

Durante a roda de conversa, estudantes presentes também compartilharam histórias e tiraram dúvidas com os profissionais, que deixaram claro a importância de ajudar o colega e de acolher o outro na sua condição.

Outras atividades ainda serão realizadas durante esta semana. Amanhã, dia 20, de 15h50 as 17h50, na sala 16 do Bloco C, os alunos do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Administração irão preparar uma experiência sensorial aos visitantes, que poderão experienciar diversas situações práticas que uma pessoa com deficiência vive.

Nos dias 21 e 22, os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participarão de atividades esportivas inclusivas, como a brincadeira ‘queimada’. O jogo será conduzido pelo professor de Educação Física do Campus, Carlos Augusto Magalhães Júnior, na quadra de esportes do Patronato São Luiz.