O Polo de Inovação IFMG é credenciado desde 2015 pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolver projetos de inovação com empresas. Desde 2018, a área de atuação é em “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”. Na última semana (13 e 14/09), o Polo IFMG recebeu a visita de um avaliador da Embrapii, João Netto, que veio especialmente para conhecer e avaliar as atividades desenvolvidas e os projetos já executados pelo Polo.

A avaliação foi realizada em dois dias, na quarta-feira e na quinta-feira. Assim que o avaliador chegou ao Campus Formiga, onde o Polo IFMG está instalado, ele se reuniu com a equipe do Polo para conhecer a atividade de cada um, assistiu ao novo vídeo institucional e acompanhou a apresentação sobre a unidade. Estiveram presentes o diretor-geral Alexandre Pimenta, a nova diretora escolhida para assumir o Polo, Paloma Maira de Oliveira Lima, o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni; a equipe da Seção Administrativa, composta pela coordenadora Cíntia Amária e pelos servidores André Luiz da Silva e Giego Alves de Souza; e os professores visitantes Gláucia Maria de Carvalho Cota e Éder Júnior Alves.

Dos projetos já concluídos pelo Polo IFMG, foram avaliados seis, e entrevistados alguns coordenadores de projetos. Dentre eles, o pesquisador Patrick Santos de Oliveira, que gerenciou o projeto “Sistema de Comunicação para otimização de processo de produção de concertina”, em parceria com a empresa Metalúrgica HF. Patrick foi eleito recentemente diretor-geral do Campus Formiga. Também foi entrevistado o pesquisador Manoel Pereira Júnior, que coordenou o projeto “Monitoramento Inteligente de Elevadores Prediais” da empresa Iotew. O pesquisador Carlos Dias da Silva Júnior, que coordenou o projeto “Desenvolvimento de Sistema de Controle, Automação e Configuração de um Rastreador Solar Fotovoltaico”, da empresa Infinite Photon, também foi entrevistado. O docente é do Campus Ibirité.

Conforme o Manual de Operações Embrapii, o modelo da associação contempla avaliações parciais da unidade a cada dois anos. Sendo assim, a avaliação do sétimo ano do Polo IFMG considera o período de 17/12/2020 a 16/12/2022. Desde o início do ano, a equipe do Polo IFMG vem respondendo a questionários enviados pela Embrapii, organizando documentos no sistema eletrônico da Embrapii e orientando alunos e pesquisadores que participaram de projetos.

Programa de excelência

Em julho deste ano, o Polo de Inovação IFMG foi selecionado para participar do Programa de Excelência da Embrapii. A consultora de Excelência em Prospecção da Embrapii, Patrícia Santos, esteve reunida com a equipe do Polo IFMG na sala de reunião para dar início à atividade de “Diagnóstico das práticas de prospecção da unidade”.

O Sistema de Excelência Operacional Embrapii (EOE) é uma referência para sistemas de gestão, específico para instituições de pesquisa apoiadas pela Embrapii, e descreve requisitos operacionais para uma unidade de forma a contribuir para a realização dos objetivos do sistema da associação brasileira de pesquisa.

Atingindo metas

As ações da Embrapii são orientadas por um conjunto de indicadores de desempenho e de metas que deve ser seguido pelas unidades credenciadas. O Polo IFMG atingiu 97% das metas em quadro de indicadores de desempenho estipulados pela Embrapii.

Dos 14 indicadores, em sete deles o Polo chegou ao percentual máximo, que é de 100%. Em outros quatro indicadores, o desempenho quase atingiu 100%, variando de 94% a 97%. E, em apenas dois indicadores, os números ficaram na casa dos 80%, oscilando entre 80% a 85%, o que já corresponde a um bom resultado, tendo em vista que esses números em específico poderão aumentar, já que novos contratos serão firmados ainda neste ano.

Desde o seu credenciamento, o Polo IFMG passou por diversas fases, de estruturação e de consolidação, até se tornar uma unidade da Embrapii.