A próxima semana, de 18 a 23 de setembro, é dedicada à temática da inclusão e, por isso, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Formiga (Napnee) do IFMG campus Formiga está organizando algumas atividades para discutirmos o assunto. Trata-se da Semana Nacional da Inclusão, sendo que o dia 21 de setembro é dedicado à Luta da Pessoa com Deficiência.

Nos dias 19, 21 e 22, os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participarão de atividades esportivas inclusivas, como a brincadeira ‘queimada’. O jogo será conduzido pelo professor de Educação Física do Campus, Carlos Augusto Magalhães Júnior, na quadra de esportes do Patronato São Luiz.

Na tarde do dia 19, às 13h30, acontece uma palestra seguida de mesa redonda com a participação presencial do professor Rodrigo Sega, da Universidade Estadual do Paraná. Ele apresentará o “Mapeamento dos discentes com necessidades especiais na Unespar Campus Apucarana”. Para a mesa redonda, oferecerão contribuições: a professora do Campus Formiga, Manuela Rodrigues, e a profissional especializada em educação especial, Vanessa Barbosa. O evento acontece na sala 16 do Bloco C.

Já no dia 20 de setembro, de 15h50 as 17h50, também na sala 16 do Bloco C, os alunos do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Administração irão preparar uma experiência sensorial aos visitantes, que poderão experienciar diversas situações práticas que uma pessoa com deficiência vive.

A equipe do Napnee convida toda a comunidade acadêmica do Campus Formiga para participarem das atividades propostas. Serão momentos importantes para trazermos à discussão o tema das dificuldades vividas por pessoas com necessidades específicas e como praticar, de fato, a inclusão.