Os professores do IFMG Diego Izidoro (Formiga), Ricardo Carrasco (Arcos) e Luciano Miguel (Ouro Preto) participaram da etapa presencial, entre 28 de agosto e 01 de setembro, do curso de capacitação em hidrogênio verde para professores da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Os participantes já haviam completado duas etapas do curso de forma virtual.

Cerca de trinta professores de IFs e CEFETs de vários estados participaram desta etapa, que foi realizada em Belo Horizonte. A capacitação consistiu em palestras de especialistas da UFMG, de representantes de empresas da área de energia e equipamentos como a Weg e a Marcopolo. Também foram realizadas visitas técnicas às empresas Neumann e Esser (fabricante de equipamentos para produção de hidrogênio), Petrobrás (Refinaria Gabriel Passos) e a laboratórios de ensino e pesquisa da UFMG, PUC Minas e Senai. Por fim, também foi realizada uma atividade de demonstração de kits didáticos da empresa Heliocentris.

O objetivo do curso é capacitar os futuros profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do  H2 Verde, desde a produção de hidrogênio até o uso final. Os professores capacitados poderão se tornar multiplicadores desse tema no Brasil.

Essas capacitações fazem parte do projeto H2 Brasil - Expansão do Hidrogênio Verde - e integram a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto é implementado pela GIZ (Alemanha) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) sendo parcialmente financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.