No dia 06 de julho de 2023, foi realizada por alunos do 9º e 10º períodos do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, uma visita técnica à empresa VLI Logística, na cidade de Divinópolis - MG. Na ocasião, os 10 alunos tiveram a oportunidade de visitar as áreas de manutenção dos principais componentes das locomotivas diesel-elétricas, com o objetivo de reforçar os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas da grade curricular do curso. Conceitos de eletrônica, máquinas elétricas, acionamentos elétricos e automação foram observados na prática pelos alunos.

O prof. Marcus Vinícius de Paiva conduziu a visita e foi acompanhado pelo Prof. Patrick Oliveira. Os visitantes foram recepcionados e guiados pelo colaborador Rondinelli Juvêncio dos Santos, Gerente de Desenvolvimento Organizacional da planta de Divinópolis, o qual se mostrou extremamente disposto a apresentar todas as áreas da oficina de manutenção e a responder a todas as dúvidas dos alunos. No momento inicial da visita, foram apresentados conceitos básicos sobre o setor ferroviário, a atuação da empresa no país e a importância da capacitação para os colaboradores da empresa. A ideia principal da visita era apresentar novos horizontes de atuação profissional aos futuros engenheiros eletricistas, como é o caso da área metroferroviária, ainda pouco conhecida pela grande maioria e que possui uma grande tecnologia envolvida. Além das áreas da oficina, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os ambientes de capacitação, bem como os simuladores utilizados nos treinamentos dos futuros profissionais operadores de maquinário de manutenção dos trilhos e operadores dos trens de carga.
Segundo o professor Marcus Vinícius, visitas técnicas como esta, onde são apresentados contextos diferentes daqueles comumente conhecidos, desperta nos alunos um interesse ainda maior pelo curso, uma vez que mostra as variadas aplicações daquilo que eles aprenderam na teoria, além de permitir uma nova perspectiva de atuação profissional em um setor que se encontra em crescimento.
Um dos participantes da visita, o aluno do 10º Período, João Victor Soares comentou sobre a oportunidade de ter vivenciado um pouco do ambiente ferroviário.
"Visitando a empresa VLi logística na cidade de Divinópolis, vimos dois simuladores: um de uma máquina utilizada nas manutenções corretivas da via permanente, descompactando o lastro e realizando correções geométricas e outro utilizado nos treinamentos dos futuros operadores dos trens da empresa (maquinista). Além disso, conhecemos os processos de manutenção em diversas áreas de conhecimento aplicadas ao ambiente ferroviário como, manutenção elétrica, mecânica e eletrônica, todas elas em níveis de conhecimento avançado. Isso nos motiva a trilhar com mais dedicação e entusiasmo a vida acadêmica, esperando assim, como engenheiros, contribuir com inovação e desenvolvimento da ferrovia.
Ao final, o colaborador Rondinelli Juvêncio deixou as portas da empresa abertas para novas oportunidades de visita e se colocou à disposição para uma visita ao campus Formiga, inclusive, para realização de palestras.
A visita teve o apoio da SEIPPG, que conduziu de forma ágil o processo de autorização da mesma e o transporte dos alunos foi realizado a partir do veículo oficial disponibilizado pelo campus Formiga.