O curso superior Bacharelado em Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga convida a todos para a apresentação pública e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que acontecerá conforme agenda a seguir:

Título do Trabalho: “Ferramenta de Aferição Periódica e Automatizada de Métricas da Qualidade de Serviço da Conexão Residencial à Internet”
Discente: Thomas do Vale
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação
Data/hora: 27/06/2023 às 08:00 a.m.
Local: Sala 12 (Lab. Matemática) Bloco C – IFMG Campus Formiga

Banca Avaliadora:
Prof.º Everthon Valadão (orientador, IFMG)
Prof.ª Danielle Costa de Oliveira (IFMG)
Prof.º Ricardo Pagoto Marinho (IFMG)
 
Resumo:
"A Anatel regulamenta a Qualidade de Serviço (QoS) mínima que os provedores de acesso à internet (ISPs) devem manter. Todavia, nos meios populares de aferição como o site Speedtest.net, há uma possível interferência nos resultados do teste ao se aferir contra um servidor hospedado na própria infraestrutura do ISP. A aferição realizada dessa maneira não captura a qualidade do acesso à internet pública, contratada pelo cliente, mas sim a qualidade do acesso à rede interna privada do ISP. Além disso, as ferramentas de aferição convencionais não são periódicas, limitando a avaliação da rede a um instante específico, e possuindo fragilidades inerentes ao modelo cliente-servidor. Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta par-a-par (P2P) chamada Peertest para aferição periódica das métricas de qualidade do serviço prestado pelo ISP. A rede DHT do BitTorrent foi utilizada como ponto de encontro dos pares e a técnica UDP Hole Punching visou o alcance da conectividade fim-a-fim entre eles, mesmo que estivessem atrás de NATs, para que os pares pudessem realizar as aferições entre si. A ferramenta desenvolvida foi capaz de aferir de forma mais realista as métricas de latência e perda de pacotes, registrando um ritmo circadiano e com valores mais heterogêneos que as populares ferramentas cliente- servidor. Já em relação às velocidades de download e upload, as aferições da ferramenta Peertest ficaram limitadas a um platô ao esbarrar em limitação específica no ambiente do experimento, devido a provável traffic shaping do ISP. Além da ferramenta desenvolvida, são documentadas o uso das técnicas de Tradução de Protocolo e do UDP Hole Punch, bem como diversas particularidades encontradas em ISPs ao se buscar a conexão fim-a- fim. Também é apresentado um algoritmo de seleção de par que pode subsidiar soluções semelhantes. O código-fonte da ferramenta, bem como os resultados do experimento estão disponibilizadas no GitHub."
Palavras-chave: Internet, QoS, Medições, Par-a-par, DHT.

---------------------

Título do Trabalho: “Práticas ágeis aplicadas no desenvolvimento de um protótipo organizador de moradias compartilhadas”
Discente: Kimberly Lamounier Campos Ferreira
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Data/hora: 30/06/2023 às 15:30 a.m.
Local: Sala 24 Bloco C – IFMG Campus Formiga

Banca Avaliadora:
Prof.º Roger Santos Ferreira (orientador, IFMG)
Prof.º Manoel Pereira Junior (IFMG)
Prof.ª Paloma Maira de Oliveira (IFMG)
 
Resumo:
"Este trabalho de pesquisa aborda o conceito de moradias compartilhadas, em que grupos dividem um imóvel e adotam uma gestão autônoma, orientada por regras definidas por consenso. Os benefícios desse modelo incluem a redução de despesas compartilhadas, o senso de coletividade e a oportunidade de estabelecer amizades próximas. No entanto, para melhorar a convivência diária, foi identificada a necessidade de desenvolver uma aplicação que possa solucionar e diminuir as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Para alcançar esse objetivo, serão aplicadas metodologias ágeis, como design thinking e OKR, e utilizadas ferramentas como diagrama de casos de uso UML, Figma para criação de guias visuais e escrita de cenários orientados a comportamentos. O resultado será a implementação de um protótipo de aplicação de fácil acesso, que permitirá a organização e divisão de serviços domésticos e custos entre os grupos, utilizando linguagens de programação web e reativa utilizando React. Esse projeto se baseia nos conhecimentos adquiridos durante o bacharelado em Ciência da Computação e visa proporcionar uma solução viável para a coexistência harmoniosa dos moradores."

 

---------------------------

Título do Trabalho: “Análise comparativa entre as principais ferramentas front-end JavasScript: Angular, React e Vue”
Discente: Patrícia Pieroni Amarante
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Data/hora: 30/06/2023 às 16:45 a.m.
Local: Sala 24 Bloco C – IFMG Campus Formiga

Banca Avaliadora:
Prof.º Roger Santos Ferreira (orientador, IFMG)
Prof.º Manoel Pereira Junior (IFMG)
Prof.º Fernando Paim Lima (IFMG)
 
Resumo:
"Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre três das principais ferramentas frontend JavaScript: Angular, React e Vue. Com o crescimento exponencial do desenvolvimento web nos últimos anos, a escolha da tecnologia certa para a criação de aplicações web tornou-se um desafio para os desenvolvedores. Nesse contexto, as ferramentas front-end JavaScript desempenham um papel crucial na construção de interfaces de usuário interativas e responsivas. O objetivo deste estudo é fornecer uma visão geral das características, vantagens e desvantagens dessas três ferramentas amplamente utilizadas. Inicialmente, são apresentados os conceitos básicos de cada uma delas, incluindo a estrutura, a sintaxe e a arquitetura subjacente. Em seguida, são discutidos os recursos principais oferecidos por cada uma das ferramentas, como a manipulação eficiente do DOM, o uso de componentes reutilizáveis e o gerenciamento de estado. A análise comparativa é realizada com base em critérios como desempenho, escalabilidade, curva de aprendizado, documentação, comunidade de desenvolvedores e suporte da empresa. Além disso, são abordadas considerações sobre a manutenibilidade, testabilidade e ecossistema de cada ferramenta. Ao final do estudo, são apresentadas conclusões sobre as diferenças e semelhanças entre Angular, React e Vue, bem como as situações em que cada uma se destaca. Essas conclusões podem auxiliar desenvolvedores e equipes de desenvolvimento na escolha da ferramenta mais adequada para seus projetos, considerando os requisitos específicos e as preferências da equipe."

 

----------------------------------

Título do Trabalho: “Modelagem de um aplicativo para otimização de rotas de coleta de resíduos sólidos em Formiga”
Discente: Weverton Rodrigues Arantes
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Data/hora: 05/07/2023 às 16:00 a.m.
Local: Sala 15 Bloco C – IFMG Campus Formiga

Banca Avaliadora:
Prof.º Mário Luiz Rodrigues Oliveira (orientador, IFMG)
Prof.º Fernando Paim Lima (IFMG)
Prof.º Walace de Almeida Rodrigues (IFMG)
 
Resumo:
"A coleta de lixo é uma atividade muito importante na sociedade atual, por causa dessa relevância os municípios estabelecem diretrizes legais para o cumprimento e realização dessa atividade. Segundo o plano municipal de saneamento básico da prefeitura de Formiga e conforme a lei Federal no. 11.445/2007 do código de limpeza urbana, a coleta de lixo é um dos serviços de limpeza urbana que são responsabilidades básicas do poder executivo. Outrossim, dados de 2008 produzidos pelo IBGE indicam que 98% dos domicílios das zonas urbanas têm serviço de coleta de lixo. Além disso, o lixo coletado no Brasil no ano de 2010 alcançou a taxa média de 306 kg/hab/ano, ou seja, o Brasil produz aproximadamente 160.000 toneladas de lixo por dia (IBGE, 2012). Após a leitura de textos nessa área definimos que os algoritmos utilizados seriam: Algoritmo Genético, Colônia de Formiga e Optimização por enxame de partículas. Então executamos esses algoritmos em alguns benchmarks e obtivemos que para esse problema o melhor algoritmo é o Genético, seguido pela Colônia de Formiga. Então executamos em bairros na cidade de Formiga e foi obtido o mesmo resultado. Por fim, foi construído um aplicativo em Flutter para mostrar os resultados e também uma API em Spring Boot para fazer a comunicação entre os códigos."