O Conselho Superior (Consup) deflagrou, na quarta-feira, 5 de abril, o processo eleitoral de consulta à comunidade para escolha dos cargos de reitor do IFMG e de diretores-gerais dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. A deflagração ocorreu durante reunião ordinária, realizada por videoconferência e transmitida no canal IFMG Play - clique aqui para assistir.
Conforme a decisão do conselho, oficializada via Resolução nº 13/2023, o pleito será realizado em turno único. Também foi constituída uma comissão especial que será responsável por coordenar a escolha dos representantes discentes, docentes e técnico-administrativos que integrarão as comissões eleitorais dos campi, assim como a escolha dos representantes técnico-administrativos da comissão eleitoral da Reitoria.
Foram nomeados, via Resolução nº 14/2023, para integrar a comissão especial os servidores Thiago Milagres de Araújo, Philipe Fioravante da Silva e Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, o aluno Gabriel de Castro Faria, o ex-aluno Nelis Aparecido da Silva, além dos representantes da sociedade civil, Breno Barbosa Cerqueira Alves e Erlon Diego Zimermmane dos Santos.
Os trabalhos da comissão especial deverão ser realizados ao longo das próximas semanas. Após a conclusão desta primeira etapa, com a indicação de quem vai integrar as comissões eleitorais dos campi e da Reitoria, a próxima etapa será a definição das regras do processo de consulta, assim como o calendário com a data da eleição. Os novos dirigentes serão eleitos para um mandato de quatro anos (2023-2027), com previsão de início na segunda quinzena do mês de setembro, a depender de ato do Ministério da Educação.
Todas as informações, assim que definidas, serão divulgadas no portal institucional e demais canais de divulgação do IFMG.