O egresso Gabriel e o professor Patrick pretendem realizar novas parcerias entre as duas instituições

No IFMG campus Formiga atuam profissionais técnicos e docentes que são especialistas em várias áreas do conhecimento, bem como existem equipamentos que podem auxiliar na resolução de problemas de empresas ou do município, como aconteceu na situação de instalação do aparelho de raios-X no Complexo de Saúde em Formiga.

O caso envolvendo a aquisição e posterior instalação do aparelho de raios-X no município se prolongou por mais de uma década e envolveu desencontros de informação por parte da fabricante Siemens e problemas posteriores na rede elétrica para que o aparelho pudesse funcionar corretamente.

Diante da certeza de que o aparelho seria instalado no Complexo de Saúde, situado à rua Governador Benedito Valadares, no Centro, começaram as adequações necessárias no prédio e, nesse momento, foi detectado um problema de impedância (caraterística da instalação) na rede elétrica do local.

Foi então que o assessor de Projetos de Engenharia e Fiscalização da Secretaria de Obras do município, Gabriel Santiago Raimundo Rodrigues, acionou o IFMG campus Formiga. Gabriel foi aluno da segunda turma do curso de Engenharia Elétrica, portanto, tinha conhecimento de que o campus possuía recursos físicos e intelectuais, que seriam úteis para resolver a situação.

A Prefeitura e o Campus Formiga possuem um convênio de estágio, assim pelo setor de Engenharia do município já passaram vários alunos na condição de estagiários. Atualmente a estudante Ana Laura Teixeira realiza o estágio no setor e toda a tratativa envolvendo o empréstimo de equipamento e discussões sobre o problema se desenrolaram também a partir desta condição. Além de Ana Laura, o contato com o Campus envolveu o professor Patrick Oliveira, que ministrou a disciplina de Qualidade de Energia ao egresso e que usará os dados na disciplina como um estudo de caso real.  

De posse do equipamento necessário, o analisador de rede, e mediante conversas com os profissionais do Campus foi possível resolver o problema de energia e, na sequência, as questões arquitetônicas da sala que abrigaria o aparelho de raios-X, que culminaram na efetiva instalação e inauguração do ambiente no dia 22 de março.

O egresso Gabriel Rodrigues destaca que a parceria com o Campus foi fundamental para a conclusão da situação que envolvia o aparelho de raios-X. “Sem a parceria com o Campus o aparelho ainda não estaria instalado devido aos vários trâmites burocráticos que seriam necessários para resolver os problemas”.

Gabriel conta também que os conhecimentos adquiridos durante o curso proporcionou que ele se envolvesse em projetos importantes para a cidade como a troca da iluminação pública para lâmpadas de LED, a instalação de energia fotovoltaica nas escolas da rede municipal, a extensão da rede de iluminação pública em vários pontos urbanos e da rede elétrica em pontos rurais.

Ele menciona a importância de os estudantes realizarem estágio e assim poderem ter práticas de mercado antes de terminarem a graduação. Ele cita que são diversos lugares onde o profissional pode atuar e estar preparado para isso é fundamental. “Podem encontrar lugares como o Complexo de Saúde para resolverem problemas ou pode ser em um forno de cal ou ainda instalar um quadro de energia, porque temos esse conhecimento”.

O professor Patrick Oliveira ressaltou que poder contribuir com o município é uma proposta do Campus Formiga e assim como foi possível auxiliar nesta questão envolvendo a rede elétrica do Complexo de Saúde, o Campus também pode auxiliar outras secretarias e em outras questões, seja através dos nossos servidores, do Polo de Inovação ou do Liceu LabMaker. “Queremos que outras secretarias também possam enxergar no Campus Formiga, uma instituição que pode ajudar em diferentes problemas”.

Gabriel e Patrick estão estudando possibilidades para outras ações relacionadas à qualidade de energia em instalações da Prefeitura, que servirão tanto para melhoria dos serviços prestados no município quanto para os estudantes do curso de Engenharia Elétrica que poderão ter contato com diferentes situações para estudo de caso.

O IFMG campus Formiga reforça que está à disposição para ajudar a solucionar outras questões que envolvam as áreas de conhecimento dos seus profissionais: Administração/Gestão; Matemática, Computação e Engenharia Elétrica.