A professora da área de Matemática do IFMG campus Formiga, Maisa Kelly de Melo, ministrou uma palestra às crianças e seus responsáveis que participam do Projeto Social “Tatame do Bem”.  O evento foi realizado no dia 29 de março, na Praça CEU no bairro Novo Horizonte.

A iniciativa da palestra “Do Tatame para a Federal” se deu através de uma conexão do Tatame do Bem com o grupo @F7 e teve o objetivo de apresentar aos alunos do Projeto e seus responsáveis, as possibilidades do ingresso em instituições federais.

Maisa fez um relato sobre sua história de vida, as suas dificuldades nos anos primários de escola, o seu ingresso numa universidade federal e as possibilidades que proporcionaram a sua permanência e sucesso na vida acadêmica, inclusive através dos diversos auxílios concedidos pela rede federal de ensino, tais como programas de estágios e iniciação científica. A professora ofereceu um momento para que todos refletissem e acreditassem que qualquer pessoa pode ser protagonista de sua história, independente das dificuldades sociais e familiares.

A professora destacou sua felicidade em falar de um assunto tão importante para pais e filhos juntos. “É valioso eles saberem que a educação é uma engrenagem que muda vidas e que o ideal é que este sonho seja construído junto, pois o caminho é longo e cheio de obstáculos. Será preciso foco e união para superar as adversidades, mas, por mais utópico que este sonho seja, se a conclusão de um curso superior numa instituição federal de ensino fizer parte dele, este estudante terá o auxílio necessário para torná-lo realidade”. Ela ressaltou que estes auxílios são tanto de origem assistencial como em formato de bolsas de apoio financeiro para atuar no desenvolvimento de projetos.

O fundador do Instituto Tatame do Bem, Rodrigo Assalin, explicou que a palestra faz parte de uma das ações promovidas no sentido de incentivar os adolescentes e jovens, assim como pais e responsáveis, a valorizarem a educação e a importância da formação profissional, sobretudo a formação continuada. “Quero agradecer a professora Mais pela disponibilidade, pelo compromisso com a educação e pelo incentivo dado às famílias atendidas pelo Instituto. Tenho certeza que a sua a história mudará a vida de muitas famílias”, salientou.

A professora Mais e o O fundador do Instituto Tatame do Bem, Rodrigo Assalin