O dia 23 de março foi marcado por uma experiência incrível para muitos estudantes e servidores do IFMG campus Formiga além de algumas crianças assistidas pelo Patronato São Luiz. O planetário móvel, adquirido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFMG, esteve no Campus proporcionando momentos de conhecimento sobre astronomia. 

A visita do planetário faz parte do Programa Institucional de Astronomia do IFMG, coordenado pelo professor de Física Bruno Gonçalves, do Campus Itabirito. O Programa é uma ação integradora de extensão multicampi que envolve um grupo de 26 professores de todos os 18 campi do IFMG. Dentre os objetivos estão: o intercâmbio entre estudantes e professores, o desenvolvimento de pesquisas sobre a aprendizagem de ciências, sobretudo da Física, Matemática e Astronomia, além da possibilidade de formação continuada em Astronomia para os professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio), na disseminação dos conceitos de Astronomia e suas aplicações.

Para o estudante do terceiro ano do curso técnico em Informática Gabriel Elizei Guimarães, a vinda do planetário para o Campus Formiga foi uma ótima iniciativa para despertar o interesse dos alunos por astronomia. "Em particular, minha experiência foi ótima. Tive a sensação de realmente estar analisando o espaço por equipamentos profissionais. Além dessa sensação imersiva, também foi passado um trecho de um vídeo falando sobre a poluição luminosa, que informa a todos sobre o uso em excesso da iluminação artificial (lâmpadas, postes de rua, etc) e o quão nocivo isso é para o nosso planeta. É uma experiência única e que não vou esquecer", afirmou. 

O técnico administrativo Giego Alves, que é licenciado em Física, falou sobre a visita: "o Planetário, pela primeira vez no Campus Formiga, foi uma experiência imperdível. Estou feliz demais que tenha visto. Astronomia foi uma das disciplinas que mais gostei na Física". 

O planetário voltará ao campus em breve e ficará por mais tempo para que as pessoas da comunidade externa também possam visitar.