O professor do IFMG campus Formiga da área de Engenharia Elétrica possui três projetos aprovados no edital 47/2022 de fluxo contínuo para registro de projetos de pesquisa voluntários, em que não há bolsas para os participantes, e convida estudantes e outros professores interessados em contribuir no desenvolvimento das atividades de pesquisa.

Os candidatos podem enviar um e-mail até dia 26 de abril para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo uma breve justificativa do interesse de participação no projeto e será agendado um horário para entrevista. Cada projeto poderá ter até dois estudantes e um coorientador docente.

Os projetos que serão desenvolvidos estão descritos abaixo:

- "RETROFIT DE IMPRESSORA CUBE X DUO":

Descrição: Este projeto destina-se a realizar a reforma (retrofit) de uma impressora 3D modelo 3D Systems CubeX Duo de modo que seja realizada a troca de seu bico de impressão, sua placa mãe, display e drivers de motor de passo. Este projeto será voluntário e terá colaboração do  Lab. Maker do Laboratório de Inovação, Ciência e Empreendedorismo Universitário (LICEU). Também serão elaborados manuais de instrução, recomendações de manutenção, manuais e protocolos internos orientando o uso e configuração da mesma para realização de impressões com diversos materiais como PLA, PETG e ABS. Além desta produção, também será visada a publicação de artigos em periódicos ou conferências."

Data de início: 05/05/2023

Data de término: 04/12/2023

Número máximo de voluntários: 2

Requisitos: alunos de graduação em Engenharia Elétrica, com experiência em desenho auxiliado por computador (CAD) e eletrônica.

- "PROPOSTA DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA COORDENAR E MONITORAR AS IMPRESSORAS 3D DO LAB. MAKER DO LICEU":

Descrição: Neste projeto de pesquisa será verificada a possibilidade de desenvolvimento ou adaptação de um sistema supervisório, como o Octoprint para coordenar e monitorar remotamente a atividade de até três impressoras disponíveis no Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU), em seu ambiente Lab. IF Maker do IFMG campus Formiga. Também serão elaborados manuais de instrução, configuração, instalação e como realizar modificações no sistema supervisório, de modo que novos usuários sejam capazes de operar facilmente este sistema. Por fim, também propõe-se a elaboração de materiais didáticos e a publicação em periódicos ou conferências."

Data de início: 08/05/2023

Data de término: 22/12/2023

Número máximo de voluntários: 2

Requisitos: alunos de graduação em Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação, com experiência em Sistemas Embarcados e LINUX embarcado.

"DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA EM FORMA DE GARRA PARA O MANIPULADOR ROBÓTICO DO LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO DO IFMG CAMPUS FORMIGA":

Descrição: "Propõe-se neste projeto o desenvolvimento de uma ferramenta em formato de pinça, ou garra, para o manipulador robótico industrial ABB do IFMG campus Formiga. Serão desenvolvidas modelos tridimensionais, montagens e protótipos de placas eletrônicas de controle e interface, de modo que seja possível utilizá-la em pesquisas e aulas de laboratório. Também serão elaborados manuais de instrução, configuração, instalação e como realizar modificações no sistema supervisório, de modo que novos usuários sejam capazes de operar facilmente este sistema. Por fim, também propõe-se a elaboração de materiais didáticos como manuais de experiências, bem como a publicação em periódicos ou conferências."

Data de início: 05/05/2023

Data de término: 21/12/2023

Número máximo de voluntários: 2

Requisitos: alunos de graduação em Engenharia Elétrica com experiência em Desenho auxiliado por computador (CAD) e sistemas embarcados