A idealizadora do coletivo, Sarah Lopes

A professora do IFMG campus Formiga Sarah Lopes Silva, idealizadora do Coletivo 8MFormiga, organizou, juntamente com as demais integrantes do grupo, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na noite de ontem, 8 de março, na Câmara Municipal de Formiga.

O coletivo, composto por 10 mulheres formiguenses (Sarah Lopes, Flávia Leão, Lorena Castro, Luiza Parreira, Luciana Fraga, Margareth de Oliveira, Vitória Ramos, Joice Alvarenga, Rafaella Brito e Caroline Lopes) foi criado com o objetivo de levar informação e conhecimento a outras mulheres e a toda a sociedade sobre variados temas, sendo o principal, debatido no evento, as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres.

No evento, que contou com a participação na mesa de debate de integrantes do coletivo e de palestrantes convidados, foram abordadas as violências sofridas pelas mulheres na vida doméstica, na política, obstetrícia, de gênero, contra a mulher negra, nos meios de comunicação, na saúde, no ambiente acadêmico, o trabalho que está sendo feito junto à Polícia Civil pelo serviço social e a atuação da patrulha doméstica.

A jornalista do Campus Formiga, Ana Maria Teles, também participou do evento como mestre de cerimônias e relatou que se sentiu honrada em contribuir com a ação, que considera mais do que necessária para que um tema tão dolorido para as mulheres seja amplamente debatido.

Sarah Lopes destacou que é de extrema importância as mulheres se apoiarem para que todas entendam que não estão sozinhas e que juntas podem mais. “Com o aumento das denúncias de violência contra a mulher, somado a muitos casos que se tornaram midiáticos, não só em nossa cidade, mas em todo o mundo, entendemos que é fundamental conhecermos o problema, termos consciência de suas características e implementarmos cada vez mais ações efetivas em nosso município”, enfatizou.