O IFMG divulgou nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o resultado final do Processo Seletivo 2023, primeiro semestre, para os cursos de graduação com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas nesta seleção as últimas dez edições do Enem. Os candidatos aprovados em primeira chamada devem providenciar a documentação necessária e efetuar a matrícula no período de 02 a 08 de março. 

ACESSO AO RESULTADO

As matrículas serão realizadas de forma on-line, por meio do Sistema de Matrículas do IFMG. No canal do YouTube IFMG Play há um tutorial disponível com o passo a passo de acesso ao sistema. 

Os candidatos classificados em reserva de vagas (cotas) devem conferir a documentação complementar para cada caso no anexo 1 do edital (páginas 24 a 30). Aqueles que se inscreverem para as vagas destinadas aos negros (de cor preta ou parda) deverão passar por processo de heteroidentificação presencial complementar (entrevista) à autodeclaração. As orientações quanto ao dia, horário e documentação para a realização do processo de heteroidentificação presencial serão informados em nosso site e por e-mail. 

Documentação necessária a todos os candidatos
a) Uma foto recente 3x4;
b) CPF próprio;
c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).
d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
e) Certificado e Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio;
f) Declaração de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, caso não tenha os documentos solicitados
no item “e”. Na declaração deve constar que o candidato cursou e concluiu todo o Ensino Médio em Escola Pública e que não possui dependência. Caso o candidato apresente a declaração que não conste esta informação, o
mesmo deverá substituir a declaração apresentada por outra, contendo a informação solicitada em até 5
(cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de, caso não promova a substituição, a mesma ser cancelada.
No prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência.
g) Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO IV, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO V, no caso de candidatos maiores de 18 anos).
h) Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica
para este fim, bem como um documento pessoal com foto.