Na noite de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, concluintes do curso de formação continuada (FIC) para eletricista de sistemas de energias renováveis: instalador de sistemas fotovoltaicos receberam os certificados de conclusão do curso, que teve a duração total de 200 horas.

Diante da presença de familiares, os certificados foram entregues pelo pró-reitor de Extensão do IFMG, Carlos Bernardes Rosa Júnior, pelo coordenador geral do curso no IFMG, Carlos Portes, pelo idealizador do curso, Charles Diniz, e os assessores administrativo e pedagógico do curso no Campus Formiga, Marco Antônio Pereira e Cíntia Arantes.

As felicitações marcaram a fala dos integrantes da mesa de honra, que consideraram os concluintes como “sobreviventes”, pois a cidade de Formiga foi a que obteve o maior número de pessoas chegando ao final do curso. Com mais de mil inscritos, mais de 300 vagas ofertadas no IFMG, mais de 200 estudantes chegaram a este momento.

Carlos Bernardes destacou que os concluintes devem continuar usando a estrutura do IFMG para evoluir no aprendizado seja com outros cursos FIC, cursos de graduação e pós-graduação ou ainda pela plataforma Mais IFMG.

O idealizador do curso no IFMG, Charles Diniz, contou como foi que o curso chegou à versão realizada em 2022 e já adiantou que haverá novas turmas em 2023 com um aumento no número de campi ofertantes, de 8 para 15, ou seja, mais pessoas poderão ser beneficiadas com a formação.

Os recursos para 2023 serão da ordem de mais de um milhão de reais, conforme afirmou o coordenador geral do curso no IFMG, Carlos Portes. Com este recurso serão montados painéis de energia fotovoltaica nos campi para as aulas práticas dos estudantes.

Portanto fiquem atentos porque, em breve, haverá a abertura de inscrições para a próxima turma.