Três ações de extensão do IFMG Campus Formiga foram premiadas na edição 2022 do Prêmio Mérito Extensionista Proex IFMG, sendo duas como “Destaque Proex” e uma como “Destaque Local”.  A cerimônia virtual de anúncio dos premiados foi realizada em 14 de dezembro de 2022, com transmissão ao vivo pelo canal do IFMG no Youtube.

Os projetos que receberam o título de “Destaque Proex”, entregue àqueles que tenham se destacado na proposição, condução, gestão ou promoção de ações extensionistas indicados por uma comissão designada pela Proex, foram:

  • Projeto Luminotécnico para residências aplicando requisitos da certificação GBC Brasil LIFE e análise de viabilidade econômica”, coordenado pelo professor José Antônio Moreira de Rezende, que capacitou os participantes quanto à realização de projetos luminotécnicos de edificações residenciais empregando-se uma metodologia que incorpora os critérios relacionados aos sistemas de iluminação e que são exigidos pela certificação GBC Brasil LIFE. Para tal utilizou-se uma residência modelo típica enquadrada no programa habitacional do governo brasileiro.
  • Conexão Educação Física: produção de vídeos sobre cotidiano da Educação Física Escolar”, coordenado pelo professor Carlos Augusto Magalhães Júnior. Destaca-se que este é um projeto interinstitucional realizado pelo IFMG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

O “Destaque Local”, entregue aos proponentes das melhores ações extensionistas de cada campus, a serem eleitas pela comunidade, foi para o evento:

  • Formiga Emprega: destaque-se no mercado de trabalho”, coordenado pela professora Maisa Kely de Melo. Com uma programação diversificada, o evento reuniu palestrantes especialistas em recrutamento de pessoas com o objetivo de conscientizar os presentes sobre as etapas envolvidas em um processo seletivo de trabalho e ofertar muitas dicas para que eles se diferenciem de outros candidatos. 

Entre os prêmios, foram distribuídas placas de honra ao mérito de parede e mesa, bolsas de produtividade, Pibex ou Pibex Jr, e certificados, além da inclusão dos nomes dos premiados no Hall da Fama Extensionista.

Parabenizamos os envolvidos nos projetos pelas premiações e destacamos que quem ganha com a realização destes projetos é a sociedade. Que novas ações possam trazer ainda mais frutos em 2023.