A assistente social do IFMG campus Formiga, Ana Kelly Arantes, é a primeira técnica administrativa da instituição a concluir o curso de doutorado. A defesa da sua tese foi realizada no dia 01 de dezembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde a servidora cursou o programa de Doutorado Institucional (dinter) em Educação.

A tese com o título “A concepção de Ensino Médio Integrado dos docentes dos Institutos Federais de Educação” foi orientada pela professora Sandra Soares Della Fonte e é resultado de um survey (questionário) respondido por 1.077 docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de todo o país, no qual houve respondentes de todos os Institutos Federais brasileiros.

A hipótese trabalhada na pesquisa era a de que os docentes desconheciam ou confundiam os fundamentos do ensino médio integrado, para que ele serve e para que ele se destina, assim, o objetivo era conhecer os níveis de compreensão dos docentes sobre o tema. De acordo com a pesquisadora, a hipótese foi comprovada e a concepção de ensino médio por parte dos professores está longe de ter uma unanimidade. Para desenvolver a tese foi utilizado como referencial teórico Antônio Gramsci, no direcionamento de uma escola que supere a formação técnica, manual, da formação intelectual.

De acordo com a Ana Kelly, a pesquisa é pioneira e, devido ao seu alcance nacional, trouxe números expressivos para serem trabalhados tanto durante a tese quanto em outros trabalhos. Ela pretende, além de dar visibilidade aos dados coletados, suscitar a formação continuada dos docentes a fim de aprimorar o ensino médio integrado, principalmente no Campus Formiga. “É muito interessante termos a possibilidade de melhorar o nosso fazer profissional, sejam docentes, TAEs, toda a comunidade acadêmica, a partir de dados que nos mostram questões que sejam tanto de consenso ou de dissenso”.

A assistente social destaca que os alunos do ensino médio técnico integrado são o principal público atendido por ela, por isso, compreender todo o cenário que os envolve somente melhora os resultados a serem obtidos. Entender como os docentes desenvolvem seu trabalho implica diretamente no seu trabalho, é o que explica a pesquisadora que teve sua trajetória acadêmica, principalmente a partir do mestrado, marcada pelas temáticas do ensino médio e da assistência estudantil, sempre voltadas para uma formação humana.

Sobre ser a primeira técnica administrativa do Campus a concluir o doutorado, Ana Kelly ressalta que, por mais desafiador que seja, tanto no campo profissional quanto no pessoal, a capacitação alarga as possibilidades de visão de mundo, amplia a visão dos estudos e da pesquisa, de uma maneira que ela nem imaginava quando ingressou no curso, em 2019. “Espero ser a primeira de muitos e que todos tenham esta oportunidade. Ressalto que o fato de estar afastada [licenciada] foi essencial. Que essas políticas de gestão de pessoas possam ser repensadas para que todos os TAEs tenham a oportunidade de fazer os seus estudos com tranquilidade e qualidade”.

Por fim, Ana faz agradecimentos. “Eu gostaria de agradecer à equipe da Seção Pedagógica e todos os colegas do campus Formiga, pois, na ausência do TAE, já que não existe substituto direto, eles assumiram algumas funções; ao NAEs do IFMG que assumiu as atividades privativas do cargo e à gestão do campus por ter dado as condições que eu considero imprescindíveis para a finalização do meu trabalho”.

Além da orientadora de Ana Kelly, Sandra Soares, compuseram a banca de defesa da tese os professores doutores Marise Ramos (UERJ);
Marcos Francisco Martins (UFSCAR); Marcelo Lima (UFES) e Eliza Bartolozzi Ferreira (UFES)