A jornalista do IFMG campus Formiga, Ana Maria Teles, participou entre os dias 08 e 10 de dezembro do 2º Encontro Internacional de Pesquisa em Jornalismo, realizado no Institut de Journalisme de Bordeaux Aquitaine (IJBA), na Universidade Bordeaux Montagne, França.

Cerca de 70 participantes de três continentes (África, Américas – do Norte e do Sul - e Europa) estiveram presentes no Encontro, que teve como tema “Jornalismo e Combate”. O evento reuniu ainda o 3º Colóquio Brasil-França-Bélgica Francófona de Pesquisadores em Jornalismo e o 13º Colóquio Internacional Mudanças Estruturais do Jornalismo (Mejor). Integram a organização do Encontro, instituições do Brasil, França, Bélgica e Canadá.

A jornalista apresentou parte de sua pesquisa de doutorado, que cursa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), no painel 5 intitulado “As lutas internas”, que foi realizado no dia 09 de dezembro, mediado por Manon Libert. O trabalho apresentado teve o título de “A comunicação em disputa dentro das organizações: as tensões no trabalho dos jornalistas nos setores de comunicação dos Institutos Federais” e tem a coautoria de sua orientadora de doutorado, Dione Oliveira Moura.

A pesquisa de doutorado da servidora é sobre o trabalho do jornalista no Instituto Federal, incluindo a identidade profissional e a obtenção do perfil deste profissional. No trabalho apresentado no Encontro Internacional, a pesquisadora aponta dados iniciais da categoria, coletados para a qualificação da tese, e como este profissional é exigido em diferentes vertentes dentro da área da comunicação: na comunicação organizacional, comunicação e divulgação científica, comunicação pública, assessoria de comunicação e outras áreas.

Ana Teles comenta que a participação no Encontro Internacional foi uma experiência incomparável. “Dividir minha pesquisa com outros pesquisadores do Brasil já agrega muito. Quando podemos fazer isso com pesquisadores de outros países, que possuem realidades diferentes, que possuem uma curiosidade ainda maior sobre o nosso tema, isso nos motiva ainda mais.”

Este é o segundo evento internacional que a servidora participa. Em setembro ela também apresentou um trabalho, de maneira online, durante o Congresso promovido pela Associação Latino- Americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic) 2022.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e pode ser acessado clicando aqui.