O Campus Formiga está marcando presença no 12º Encontro Esportivo do IFMG, realizado de 30 de novembro a 02 de dezembro no Campus de Ouro Preto. Com uma delegação de 30 pessoas, sendo 27 atletas, 02 servidores e 01 estudante, que está participando das ações para formação de lideranças estudantis promovidas pela Proen durante o evento.

A cerimônia de abertura foi realizada na noite de quarta-feira, dia 30 de novembro, e contou com a participação da delegação dos 14 campi participantes do Encontro (Arcos, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista), do coletivo de docentes da área de Educação Física e também dos dirigentes da Reitoria e de alguns campi.

O Campus Formiga participou das competições de vôlei masculino e feminino, futsal masculino, peteca masculino e feminino, xadrez e tênis de mesa. Por ser realizado em formato de festival, não houve vencedores. As equipes foram divididas em chaves e se enfrentaram entre si. O desempenho dos atletas foi considerado muito positivo pelo professor de Educação Física, Carlos Augusto Magalhães Júnior, que destacou que os times estão se formando agora e os estudantes ainda vão evoluir nesta condição.

Após terem participado dos Jogos Estudantis Rubens Paiva (JERP) e terem conseguido bons resultados, esta foi a segunda competição esportiva dos atletas em 2022.