O edital com as regras para o ano 2023 referente ao registro da oferta voluntária de eventos de extensão de curta duração e cursos de extensão livre está divulgado. As submissões de propostas podem ser feitas de 05 de dezembro a 2022 a 30 de outubro de 2023, exceto durante o recesso natalino.

A pré-avaliação das propostas ocorre em até 5 dias úteis após a submissão, que deve ser feita pelo Suap, no módulo “extensão>projetos>submeter-projetos”. Estão aptos a apresentarem propostas, servidores docentes e técnicos administrativos pertencentes ao quadro do IFMG campus Formiga.

Eventos de extensão de curta duração são aquelas ações que implicam na apresentação e/ou exibição pública, relacionada à produção de conhecimento ou a geração de produto cultural, artístico, esportivo, científico e/ou tecnológico, tais como palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos, entre outras.  A carga horária desses eventos deve ser menor do que 8 (oito) horas.

Já os cursos de extensão livre são ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático e com critérios de avaliação claramente definidos. A carga horária mínima desses cursos deve ser de oito (8) horas e inferior a 20 horas.

Os cursos de formação continuada (FIC) e cursos de formação inicial (FI) se assemelham aos cursos de extensão livre, porém possuem carga horária entre 20 e 160 horas, devendo promover a capacitação do público para a inserção e reinserção ao mercado de trabalho.

Outras informações e anexos estão disponíveis no edital.