A turma do sexto período do curso de Engenharia Elétrica participou, no dia 11 de novembro, de uma visita técnica à subestação da Cemig da cidade de Formiga, coordenada pela professora Mariana Guimarães dos Santos.

A visita teve o objetivo de apresentar para os discentes o funcionamento e operação de uma subestação de distribuição de energia real da concessionária Cemig. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer transformadores de potência, bem como, todos os equipamentos de medição e controle necessários para a operação de uma subestação real. Esta experiência permite a visualização de conceitos teóricos abordados em sala de aula durante a disciplina de Conversão de Energia.

A estudante Thais Gomes relata que "a visita foi importante para visualizarmos como é um transformador de potência em uma escala real e associar os conceitos teóricos apresentados em sala de aula com a prática”.

Breno Lopes completa: “foi uma experiência importante pois, além de conhecermos os equipamentos, tivemos a oportunidade e entender um pouco de como funciona o sistema de distribuição da Cemig”.

A professora Mariana Guimarães destaca que já existe uma parceria com a Cemig que sempre abre as portas da subestação para que os alunos do campus possam vivenciar esta experiência que ajuda muito no processo de ensino e aprendizagem. O técnico de manutenção em subestações, Everton Luciano Santos Silva, foi quem direcionou a visita, apresentando todos os setores da subestação. Como se trata de um profissional com larga experiência, a vista torna-se ainda mais interessante, pois ele contextualiza vários assuntos relacionados a conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, a professora relata a satisfação que teve ao encontrar um egresso do curso de Engenharia Elétrica, Fabiano, trabalhando hoje como concursado da empresa.

A realização de visitas técnicas é uma das atividades valorizadas pelo grupo de pesquisas GSE, que sempre conta com o apoio do Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG) do Campus Formiga, que para esta visita disponibilizou a VAN que levou e buscou os discentes.

Professora Mariana Guimarães e o egresso do curso de Engenharia Elétrica Fabiano