O curso superior Bacharelado em Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga convida a todos para a apresentação pública e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que acontecerá conforme agenda a seguir:

Título do trabalho: "Protótipo de aplicação web para detecção de plágio"
Aluno: Arildo Magno de Macedo
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Data/hora: 25/11/2022 às 13:30
Local: Sala 35 Bloco C – IFMG Campus Formiga

Banca Avaliadora:
Prof. Roger Santos Ferreira (orientador)
Prof. Denise Ferreira Garcia Rezende (IFMG)
Prof. Mário Luiz Rodrigues Oliveira (IFMG)

Resumo:
O plágio é uma forma de má conduta de pesquisa e uma violação ao direito autoral. Neste trabalho, é utilizado um algoritmo de similaridade entre palavras para detectar a probabilidade de plágio entre documentos, baseado em técnicas de processamento de dados, lógica fuzzy, bancos de dados e cálculos de similaridade. É possível obter o grau de semelhança entre os documentos, detectando até plágios ofuscados. O presente trabalho apresenta o protótipo de um sistema web de análise e inferência para a detecção de plágio em documentos por uma página web, bem como resultados de experimentos realizados em ambiente controlado. Foram obtidos resultados relevantes em relação à análise de plágio quando comparados à literatura, além disto, o sistema desenvolvido se mostrou escalável, porém com alguns pontos a se desenvolver em trabalhos futuros, como a utilização de servidores mais robustos.

Título do trabalho: "Protótipo de uma aplicação web para gestão de eventos online"
Aluno: Nikollas Ferreira Gonçalves
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Data/hora: 25/11/2022 às 15:30
Local: Sala 35 Bloco C – IFMG Campus Formiga

Banca Avaliadora:
Prof. Roger Santos Ferreira (orientador)
Prof. Fernando Paim Lima (IFMG)
Prof. Manoel Pereira Junior (IFMG)

Resumo:
Com o aumento da demanda por eventos online nos últimos anos, foram necessários adotar métodos que antes não eram utilizados, como aplicações gerenciadoras de eventos. O presente trabalho apresenta um protótipo de uma aplicação web com o propósito de gerir os eventos, utilizando-se de frameworks modernos, como: Next.js para o desenvolvimento do frontend e Laravel para o backend. A distribuição vertical se deve à aplicação ser dividida logicamente em dois servidores distintos, que melhora o gerenciamento de sua arquitetura. Com estes recursos e seu planejamento com a metodologia unificada, o protótipo final apresenta a implementação por meio das tecnologias citadas, além de exemplificar o uso dos conceitos almejados no desenvolvimento de aplicações web atualmente: design responsivo e fluído, além de demonstrar a divisão de responsabilidades entre as camadas de software.