O Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU LabMaker) foi apresentado a toda a comunidade acadêmica durante a XI da Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT) do IFMG Campus Formiga, realizada de 19 a 21 de outubro.

A apresentação ocorreu na tarde do dia 21 e contou também com a presença de convidados e pessoas da comunidade externa. Washington Santos Silva, diretor-geral do Campus Formiga abriu o evento falando da alegria que era concretizar o sonho de ter o LICEU em funcionamento, algo que ele escutava falar desde 2017, e que se torna tão fundamental nos tempos atuais para fomentar a mente dos nossos jovens para a tecnologia e inovação e para reter talentos na região.

Alexandre Pimenta, diretor do Polo de Inovação IFMG, destacou a parceria Campus, Polo e LICEU para o desenvolvimento do ecossistema de inovação na região e repassou ao coordenador do Laboratório, Miguel Peres, um documento no qual o Polo de Inovação doa R$45 mil em equipamentos, assim, a estrutura física do ambiente pode ser melhorada ainda mais.

Norimar de Melo, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG, órgão responsável pela política de inovação do Instituto, citou a importância de espaços como o LICEU para o fomento da inovação na formação dos nossos estudantes, pois inovação se faz com pessoas, e que a comunidade se aproprie deste ambiente utilizando-o em toda a extensão.

Luiza Vidigal, representante do Sebrae/MG, um grande parceiro do Campus Formiga e do LICEU, ressaltou a importância da integração das entidades em prol do desenvolvimento de ecossistemas de inovação e que o espaço do LICEU é propício para a experimentação, movimento inicial da inovação para ela; a transpiração de ideias, realmente um ambiente inovador.

O coordenador do LICEU LabMaker, Miguel Peres, efetivamente apresentou o Laboratório desde a sua concepção, estrutura física, ao que já tem sido feito em termos de ações e projetos. O LICEU é formado por um grupo de 14 pessoas, incluindo docentes, técnicos administrativos e estudantes, que tem o objetivo de ser um espaço de fomento à cultura empreendedora visando à consolidação de um ecossistema de inovação em Formiga e região e contribuir para o fortalecimento de atividades extensionistas como eventos e suporte aos empreendedores (potenciais e estabelecidos) colaborando também nas ações de ensino e pesquisa consolidando o tripé de atuação das instituições de ensino superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Após a apresentação, foi a vez de o público conferir a palestra de Maurício de Pinho Bitencourt, diretor executivo da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) com o tema “A importância dos ambientes de inovação na estruturação de ecossistemas empreendedores”.

Mesa de honra com autoridades

Miguel Peres e Alexandre Pimenta com o documento de doação de equipamentos

Miguel Peres Jr. durante a apresentação do LICEU