O professor dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e técnico em Eletrotécnica, Gustavo Lobato Campos, que também é membro integrante do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), grupo de pesquisas do Campus, participou do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), realizado de 26 a 29 de setembro, de forma remota.
Além de participar de várias palestras e mesas redondas, o pesquisador apresentou dois trabalhos desenvolvidos por ele e outros pesquisadores do GSE, um deles oriundo de projeto de pesquisa no Campus, e outro, resultado de ação que desenvolveram na instituição, porém sem estar vinculada a algum projeto de pesquisa ou extensão no IFMG.
O trabalho “Metodologias ativas de aprendizagem no curso de engenharia elétrica: percepções de discentes” possui a coautoria dos professores Mariana Guimarães dos Santos e Lucas Frederico Jardim Meloni e apresenta uma análise da implementação da metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) - , associada a conceitos utilizados no mercado de trabalho - (CDIO - Conceive Design Implement Operate) - , em uma ação interdisciplinar com duas disciplinas do curso de Engenharia Elétrica no IFMG campus Formiga/MG. A ação foi desenvolvida no ano de 2019 e tem como base um projeto desenvolvido no ano anterior, que obteve resultados positivos.
Os autores explicam que o desafio de promover uma educação de qualidade capaz de despertar o interesse dos alunos, desenvolver suas habilidades humanas, sociais, técnicas e profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho implica na discussão e revisão de metodologias de ensino-aprendizagem e esta foi a proposta dos projetos.
Os resultados apontaram que a PBL e o CDIO permitiram o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais ainda mais próximas à realidade vivenciada no mercado de trabalho. Além disso, o projeto permitiu uma reflexão entre discentes e docentes sobre as metodologias de aprendizagem que pressupõe uma perspectiva dialógica e emancipatória do ensinar e do aprender.
O outro trabalho “Desenvolvimento de um sistema embarcado com acelerômetro” teve a participação de Rayane Aparecida Guimarães e Paulo Henrique de Melo Silva. O sistema foi desenvolvido ao longo de um projeto de iniciação científica, no qual também foram produzidos três roteiros práticos para auxílio de outros discentes em sua utilização, por meio do método de aprendizagem ativa.
De acordo com os pesquisadores, o estudo e confecção de projetos na área de sistemas embarcados é de fundamental importância para a disseminação de novas tecnologias e implementações tecnológicas já existentes, buscando alternativas de baixo custo e baixo consumo de energia.