Foi publicado o edital nº 44/2022 que traz as regras referentes ao processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior (Pibex-Jr.) para o ano de 2023, o qual também prevê a participação de forma voluntária por alunos do programa de pós-graduação.

O período de submissões de propostas no Suap será de 01 de novembro a 30 de janeiro de 2023. As propostas devem oportunizar o desenvolvimento de projetos extensionistas de caráter continuado no IFMG, priorizando projetos interdisciplinares. Serão contemplados os projetos que tenham como foco central ações de caráter propositivo.

Destaca-se que, as ações de extensão devem ter o envolvimento da comunidade externa (beneficiários) e priorizar a inclusão de estudantes do IFMG como membros discentes da equipe e coprotagonistas das etapas de planejamento e de execução da ação extensionista.

Podem submeter propostas, servidores efetivos do IFMG Campus Formiga. Professores temporários (substitutos e/ou visitantes) poderão atuar como orientadores/coordenadores, desde que o período de duração da ação e o prazo para prestação de contas não ultrapasse a vigência do seu contrato de trabalho ou quando, no momento da submissão, seja indicado um subcoordenador, que fará a substituição do professor temporário após o final do seu contrato.

Poderão atuar como bolsistas do Pibex-Jr, estudantes dos cursos técnicos integrados, já para o Pibex, devem ser estudantes da graduação. Em ambos, o aluno não poderá possuir vínculo empregatício, bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de agências de fomento que permitam o acúmulo. O valor da bolsa Pibex-Jr. é de R$200,00 e de Pibex, R$550,00. Esses valores foram alterados para bolsa PIBEX (R$ 770,00/mês) e bolsas PIBEX-Jr (R$ 280,00/mês).

Para outras informações, consulte detalhamento no Edital.

Retificação nº 01 (pdf)