As inscrições para o Mestrado Profissional em Administração do IFMG - Campus Formiga já estão abertas e poderão ser feitas até 23 de janeiro de 2023. Serão disponibilizadas 16 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Linha 1: Finanças Comportamentais e Tomada de Decisão e Linha 2: Finanças Corporativas e Investimentos.

Em relação a essas linhas de pesquisa, uma possui foco no comportamento do indivíduo e outra possui foco na organização e no mercado, sendo que ambas têm ênfase total na área de finanças visando à capacitação para atuação no setor financeiro. A primeira linha tem como objetivo gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras em relação aos aspectos cognitivos e comportamentais no processo de tomada de decisão dos indivíduos. Na segunda linha, o objetivo é gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras para criação de valores em diferentes tipos de organizações.

Para se inscrever basta ter graduação em qualquer área do conhecimento e ter interesse na área de finanças. O valor da taxa de apoio ao mestrado (taxa de inscrição) é de R$ 150,00. O edital aberto neste semestre prevê a entrada para o programa em 2023 e o processo consiste em três etapas:

  • A primeira é o Resultado Geral do Teste ANPAD e Prova de Inglês do Teste ANPAD. Serão aceitos os Testes ANPAD, com orientação profissional ou acadêmica, realizados nos últimos dois anos e que estejam válidos.
  • A segunda fase é a entrevista com arguição sobre a proposta de pesquisa.
  • A terceira é a avaliação do currículo lattes.

O curso ofertado no Campus Formiga é profissional e o coordenador, professor Daniel Fonseca, explica que a diferença entre este e o mestrado acadêmico está principalmente no foco. “O Mestrado Acadêmico visa à realização de pesquisas - básicas ou aplicadas - com foco no produto acadêmico, como a produção de um artigo ou de uma obra bibliográfica, por exemplo. Já no Mestrado Profissional, o foco é voltado para a elaboração de um produto técnico ou tecnológico (como softwares e processos empresariais), a partir de pesquisas de problemas reais que visam ser solucionados”.

Para outras informações, acesse o edital.