A técnica administrativa do IFMG Campus Formiga, Andreza Patrícia Batista, apresentou um trabalho no XL Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 22) realizado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), na cidade de Santa Rita do Sapucaí/MG.

A apresentação foi realizada, de forma presencial, no dia 26 de setembro. O Simpósio é um evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e é amplamente reconhecido como o mais importante fórum que congrega profissionais do setor.

O trabalho “Classificador de Qualidade de Voz em Sistemas de Comunicações baseado em Deep Learning” foi produzido por Andreza juntamente com o seu orientador do programa de mestrado em Engenharia de Sistema e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lucas Hilário da Costa, Renata Lopes Rosa e Demóstenes Zegarra Rodriguez.

No artigo, dois modelos de deep learning (DL) são implementados para classificar a qualidade do sinal de voz transmitido em uma comunicação VoIP afetada pela perda de pacotes. O primeiro modelo estima a taxa de perda de pacotes (PLR) de sinais degradados e o segundo modelo estima a qualidade dos sinais de voz, classificando-os em quatro classes. Assim, foram elaborados dois bancos de dados, cada um contendo quatro classes distintas, utilizando arquivos de recomendação ITU-T P.501 de acordo com o índice Mean Opinion Score (MOS) de cada arquivo degradado. Observou-se que o modelo que estima o PLR teve 96% de acurácia, enquanto o modelo que estima o índice MOS atingiu 97% de acurácia. É importante destacar que o algoritmo ITU-T P.563 atingiu uma acurácia de 61,83%, a qual é inferior ao alcançado pelo modelo de estimação de MOS proposto, sendo que ambos os modelos são não intrusivos.

Andreza conta que esta foi sua primeira experiência em congresso/simpósio e que foi muito válida. “Muitos trabalhos interessantes, inovadores na área do 5G, na parte de sinais de áudio/voz, trabalhos de vários setores no ramo de sinais e telecom. Nervosismo e emoção não faltaram. Durante a minha apresentação imaginei meus espectadores como mestres e doutores interessados pelo mesmo tipo de pesquisa que eu. Vi pesquisadores de várias universidades diferentes do Brasil, de todas as idades, portanto, muito válido o conhecimento e a experiência que obtive”, relata.

Devido a um edital que fornece auxílio para servidores participarem de eventos científicos, a servidora pode participar do Simpósio com fomento do Campus Formiga.