Instituído pela lei nº 11.133/2005, o dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Este dia foi pensado para a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos, não apenas nesta data, mas principalmente nela.

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

As deficiências se enquadram nas seguintes categorias:

– deficiência física;

– deficiência visual;

– deficiência auditiva;

– deficiência mental;

– deficiência múltipla.

No dia de hoje, apresentamos a história de vida e superação do Heitor Henrique Silva Macedo. Ele tem 27 anos, é paraplégico e campeão nacional de fisiculturismo para cadeirantes. Heitor é namorado da nossa aluna do curso técnico integrado em Administração, Raphaela Cristiny Rodrigues.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) do IFMG Campus Formiga agradece à Raphaela e Heitor pela partilha dessa linda história e pela oportunidade de aprender!

Clique aqui para assistir ao vídeo com a história de Heitor