O IFMG abre de 12 de setembro a 30 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo (exame de seleção e vestibular) 2023 para ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2023. No Campus Formiga serão ofertadas 105 vagas para os cursos técnicos e 160 vagas para os cursos superiores. Veja abaixo os cursos e as vagas ofertadas.

Para ingresso nos cursos técnicos, na modalidade integrada ao Ensino Médio, que é ofertada no Campus Formiga, os candidatos serão avaliados mediante uma prova, agendada para o dia 4 de dezembro de 2022.

Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013 a 2022).

Além de ingressar via processo seletivo, estudantes que buscam o ensino superior e tenham participado do Enem 2022 também poderão optar em estudar no IFMG pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com regras estipuladas em edital específico, que será divulgado posteriormente.

O Processo Seletivo 2023 será gerido pela Fundação Cefet Minas (FCM), contratada via licitação pelo IFMG. O sistema de inscrições será hospedado na página da fundação, por onde os candidatos deverão fazer um cadastro, dentro do período de inscrições. O link de inscrição será disponibilizado no site da FCM durante esse prazo. É importante que o candidato cadastre os seus dados corretamente, não utilizando dados dos pais ou de terceiros.

A taxa de inscrição será de R$20,00 e pedidos de isenção poderão ser solicitados até o dia 17 de outubro pelo candidato que, atendendo a condições específicas que estão listadas no edital, em razão de limitações de ordem financeira, não puder arcar com o pagamento do valor de inscrição.

Além de ingressar via processo seletivo, estudantes que buscam o ensino superior e tenham participado do Enem 2022 também poderão optar em estudar no IFMG pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), com regras estipuladas em edital específico.

Neste processo seletivo, todas as regras foram discriminadas nos editais 53/2022 (graduação) e 54/2022 (cursos técnicos)

Vagas no Campus Formiga

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Nome do curso Vagas Turno
Técnico em Administração 40 vagas Integral
Técnico em Eletrotécnica  35 vagas Integral
Técnico em Informática  30 vagas  Integral

Cursos superiores

Nome do curso Vagas Turno
Bacharelado em Administração 40 vagas  Noturno
Bacharelado em Ciência da Computação 40 vagas Integral
Bacharelado em Engenharia Elétrica 40 vagas Integral
Licenciatura em Matemática 40 vagas Noturno

No IFMG

Conforme os editais, serão ofertadas 5.023 vagas, distribuídas entre cursos técnicos e de graduação. As oportunidades de formação profissional são gratuitas e serão oferecidas nos 18 campi do IFMG, localizados nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Do total de vagas abertas, 2.369 são para 48 cursos técnicos integrados (para quem já concluiu o ensino fundamental), 597 são destinadas aos 16 técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio) e 2.057 são oportunidades de ingresso em 51 cursos de graduação.

Além dos cursos e vagas, os editais trazem informações importantes sobre como funciona o sistema de cotas, o cronograma do vestibular e o conteúdo programático das provas. A leitura dos documentos pelos candidatos é obrigatória. Estudantes surdos que precisarem entrar em contato com o IFMG para tirar dúvidas ou resolver demandas devem enviar mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscreva-se:

Cursos técnicos