De 25 a 07 de setembro, estudantes dos cursos técnicos e superiores podem se inscrever para concorrer às vagas no Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária 2022/2º. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário eletrônico disponível. Os requisitos necessários, a forma de seleção e a relação de prioridade para conversão da monitoria voluntária para remunerada (quando for o caso), variam para cada disciplina.

O valor da bolsa de monitoria remunerada é de R$200,00, com duração máxima de até quatro meses.  Além do cumprimento das exigências dos critérios para a disciplina, é vedado aos candidatos classificados para a vaga de monitoria remunerada:

a ) O recebimento, concomitantemente à monitoria, de outras bolsas por mérito acadêmico (iniciação, tutoria, PIBIC, PIBIT, PIBID, PIBEX, etc), excetuando-se as de caráter sócio econômico;

b ) não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente, sem justificativa formalizada e deferida pela Diretoria de Ensino, e

c) Firmar termo de compromisso no Programa de Monitoria voluntária.

d) O candidato que se inscrever na monitoria e possuir bolsas conforme a alínea a, será desclassificado, o mesmo poderá pleitear a Monitoria Voluntária.

Os monitores deverão cumprir a carga horária semana de monitoria de dez horas, limitada a 40 horas mensais, conforme horários pré-estabelecidos com o professor responsável pela disciplina e disponibilidade dos horários das turmas a que destinam a monitoria.

Cada aluno poderá se inscrever em até duas disciplinas, mas, se selecionado, poderá ocupar apenas uma vaga para as atividades de monitoria não sendo possível exercer, ao mesmo tempo, uma monitoria remunerada e outra voluntária.

O Programa de Monitoria Voluntária será desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem (podendo ser virtual, semipresencial ou presencial), e tem como principais objetivos:

1. Oferecer oportunidade de apoio escolar;
  2. Contribuir para redução dos índices de repetência e evasão;
  3. Ampliar a motivação e o interesse dos estudantes, através da participação na vida acadêmica, preferencialmente com atividades extraclasse.

Outros detalhes e a lista completa das disciplinas estão disponíveis no Edital.

Retificação 01 - alterações no cronograma

Retificação 02 Alterações no quadro de disciplinas