O egresso do curso técnico em Eletrotécnica, Saulo Pires, recebeu medalha de prata do nível 3 durante cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) edição 2021 realizada no dia 13 de junho deste ano, na cidade de Passos/MG. Ele foi à premiação acompanhado pelo professor Alex Borges.

Saulo estava no terceiro ano do curso quando foi medalhista. Ele já havia recebido outras duas medalhas: em 2016 e 2017, ambas de bronze. Atualmente está estudando para concursos, porém, outra possibilidade é o vestibular da Fundação Getúlio Vargas para o curso de Matemática, já que, se passar, ele terá bolsa de estudos, resultado da premiação da Obmep.

Para o medalhista, a premiação foi mais especial desta vez, pois ele havia se empenhado mais nas provas desta edição e a recompensa veio com a medalha de prata, que ele considera ser um grande diferencial. “Graças a ela tenho a chance de estudar em uma instituição como a Fundação Getúlio Vargas, que é privada, e isso pode abrir muitas portas pra mim no futuro. Penso em ser professor de Matemática um dia e acredito que encontrarei uma ótima formação nessa área”, comenta.

Sobre a participação do IFMG Campus Formiga na sua formação ele destaca a liberdade que o campus oferece em relação a outras escolas de ensino médio e o fato de que, no IFMG, o aluno é melhor preparado para a graduação e para o mercado de trabalho, pois o aluno deve assumir mais deveres e estar ciente de seus direitos.

Para aqueles que estão fazendo a edição da Obmep em 2022 ele conta que é uma prova totalmente diferente das provas vistas nas aulas de Matemática, pois ela trabalha mais o seu raciocínio lógico do que seu conhecimento em si, e deixa algumas dicas. “Para se dar bem na prova é preciso aprender o que o professor passa em sala, mas também é necessário estudar diretamente a prova da Obmep em si, ou seja fazer as provas antigas e assim "pegar" o jeito da prova. Outra dica é focar em assuntos que caem com mais frequência na prova como probabilidade, raciocínio lógico, geometria e análise de gráficos”.

O IFMG Campus Formiga parabeniza o estudante pela aprovação assim como toda a equipe que contribui para a formação dos nossos alunos.