Os alunos da disciplina Qualidade de Energia Elétrica do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica realizaram, no dia 21 de junho, uma visita técnica à Empresa Engelmig, acompanhados pelo professor, Patrick Santos de Oliveira.

Durante a visita na empresa os alunos passaram por vários setores onde os colaboradores apresentaram as atividades que são desenvolvidas em cada um deles. Entre estes destacam-se o setor de segurança do trabalho, considerado muito importante visto que, grande parte das atividades envolvem a rede de distribuição e devem atender as normas de segurança vigentes; e o de monitoramento da rede de distribuição, responsável por acompanhar o fornecimento de energia dos consumidores de várias cidades da região. Aline Fonseca da Cunha, que é supervisora deste último setor e egressa da primeira turma do curso técnico em Eletrotécnica do Campus Formiga, mostrou como é o dia a dia do trabalho e como é realizado o despacho de equipes para atender as demandas que ocorrem ao longo do dia.

Os participantes da visita tiveram uma grata surpresa de encontrar vários egressos e estagiários dos cursos do IFMG Campus Formiga na empresa, que está passando por expansão e conta hoje com mais de 5 mil funcionários. A assistente social Poliana Carlos Silva apresentou a empresa e falou sobre a importância da parceria do IFMG para as contratações de alunos.

O professor Patrick Oliveira afirmou que a visita foi muito benéfica para a formação dos alunos em vários sentidos. “Observar colegas já no mercado de trabalho, atuando em funções estratégicas e de destaque em empresas da área de energia elétrica motiva os alunos a realizarem sua formação com mais dedicação e atentos às habilidades requeridas pelo mercado de trabalho”.

O professor ainda destaca a satisfação que foi encontrar vários egressos do IFMG Campus Formiga. “No setor de supervisão, os colaboradores Aline, Carlos Eduardo, Marcela, Marlen e Luís Felipe são egressos do curso técnico em Eletrotécnica, além do aluno Henrique Maia e estudantes do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica”.

A visita técnica contou com o apoio do Grupo de Pesquisa GSE e LICEU LabMaker e faz parte das ações desenvolvidas pelos grupos para aproximar a comunidade acadêmica das demandas do mercado de trabalho.