Em um projeto desenvolvido pelo Polo de Inovação, ao ser finalizado, deve ser entregue um protótipo para a empresa solicitante e esse protótipo deve ter seus resultados validados, preferencialmente em escala real. Nesse sentido, a participação da comunidade é fundamental para contribuir ao longo do processo de produção, ajustando ideias e práticas, e na testagem do protótipo, ou seja, no teste de campo do que foi produzido pelos pesquisadores. Considerando esse processo de produção, o proprietário de granja Jurlei Bento Arantes, conhecido na comunidade local formiguense por Juca, participou na tarde da última quarta-feira, 11 de maio, de uma apresentação na sala de reuniões do Polo de Inovação IFMG.

Também participaram da reunião o professor Patrick Santos de Oliveira, coordenador do projeto, e os alunos Rudji Mayal, Gilberto Alcânter e Gabriel Gomes, todos do curso de Engenharia Elétrica e bolsistas do projeto, além do coordenador de PD&I do Polo de Inovação IFMG, Gustavo Lobato Campos.

Jurlei Arantes está relacionado com um projeto vinculado ao Polo de Inovação IFMG em parceria com a empresa MV Engenharia e Automação. Na oportunidade foi apresentada a ele como seria o monitoramento e acionamento das cargas vinculados ao projeto, e que pode ser aplicado em sua granja, realizada por plataforma de IoT, comunicando-se por meio de hardware desenvolvido pela equipe. A granja de Jurlei irá sediar o teste de campo do protótipo que a equipe de pesquisadores do Polo de Inovação está desenvolvendo e, por isso, ele está participando do processo de elaboração, contribuindo com sua experiência prática.

A parceria com Jurlei Arantes oriunda de ações anteriores do Grupo de Pesquisa GSE, foi aprovada e elogiada pela empresa envolvida no projeto, pois possibilita o desenvolvimento do protótipo em ambiente relevante, área do projeto que não é apenas para granjas, mas incluirá o segmento, além de ser uma exigência de projetos desenvolvidos no Polo de Inovação IFMG.

O professor Patrick Oliveira destacou que não é a primeira vez que “Juca” contribui com o desenvolvimento de pesquisa ou outras ações de alunos e docentes do Campus Formiga. Já foram realizados em sua granja, projetos de pesquisa relacionados à eficiência de energia e qualidade de energia, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está sendo desenvolvido na temática de instalações elétricas e ainda está em curso o desenvolvimento do projeto de pesquisa no Polo de Inovação Embrapii e esse relacionamento de colaboração teve início após os pesquisadores do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) tomarem conhecimento de que o granjeiro estava com problemas nos motores da granja e se propuseram a lhe auxiliar visitando o local para investigar possíveis outras causas.

Patrick Oliveira reforça que esse tipo de ação promove a difusão de conhecimento, melhora a eficiência da cadeia produtiva, desenvolve novas habilidades e aproxima a instituição da comunidade onde está inserida. O Grupo de Pesquisa GSE apoia o projeto que está alinhado com suas linhas de pesquisa e com o objetivo principal do grupo, propiciar uma formação diferenciada para os alunos, fato que tem sido comprovado pela exitosa inserção de ex-alunos no mercado de trabalho.

O LICEU também apoia o projeto de inovação e sua equipe gestora está trabalhando para consolidar seu espaço e suas ações para promover cada vez mais inovação e empreendedorismo na região de Formiga.