Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni, técnico administrativo do IFMG Campus Formiga exercendo o cargo de técnico de laboratório na área de Eletrônica; também egresso do curso de Engenharia Elétrica e membro do Grupo de Pesquisa “Grupo de Soluções em Engenharia” (GSE), obteve registro do software, produto da sua pesquisa acadêmica desenvolvida no programa de mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação ofertado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a orientação do professor Danton Diego Ferreira.

O produto da pesquisa pode ser usado por outros pesquisadores inclusive aprimorando os resultados obtidos, portanto, o registro garante a propriedade intelectual dos primeiros autores. O software foi desenvolvido nas linguagens de programação Python e MQL5 e sua aplicação é no campo de negociações automatizadas no mercado financeiro, aplicando métodos de Inteligência Artificial (IA). O título da sua dissertação foi “Desenvolvimento de robô de investimento para day trade baseado em SVM one class e RNA”.

Rodrigo conta que o tema da sua dissertação foi uma junção de um assunto que particularmente lhe interessa, que é o mercado financeiro, aliado à parte de controle e automação da engenharia, para descobrir formas inteligentes e lucrativas de automatizar atividades nessa área, tudo isso, utilizando inteligência artificial.

O diferencial da pesquisa desenvolvida por Rodrigo foi utilizar dados do mercado real para validar o trabalho do robô. Segundo o pesquisador, a maioria dos trabalhos valida os resultados com histórico passado de informações da bolsa. O robô desenvolvido por ele foi programado para executar ordens em ambiente real de negociação, ou seja, o robô negocia diretamente na bolsa através de uma conta demo.

Ao desenvolver e testar o software no mercado financeiro real, o agora mestre, constatou que outros estudos de mestrado e doutorado, que desenvolveram ferramentas de análise do mercado baseando-se em dados passados e que afirmaram gerar lucro estavam, de certa forma, incompletos, pois, por não terem sido testados no mercado atual, considerando as variáveis do mercado financeiro, não demonstravam de fato, a realidade, assim, para afirmarem que seus robôs funcionam para geração de lucro, ou seja, validar seus dados, deveriam ser testados no mercado real, ação que pode ser feita com o software desenvolvido por Rodrigo.

Em 2021, o técnico de laboratório também desenvolveu um projeto de pesquisa no IFMG Campus Formiga, relacionado ao seu tema do mestrado, que se tratava do desenvolvimento de um sistema de negociação automatizada para aplicação em mercado financeiro, em parceria com o professor do curso de Ciência da Computação, Mário Luiz Rodrigues Oliveira, e do bolsista, aluno do mesmo curso, Yuri Gandra Santos.

Como atividades futuras, Rodrigo pretende continuar as pesquisas no Campus Formiga sempre ligando computação evolucionária, que compreende um conjunto de técnicas de busca e otimização inspiradas na evolução natural das espécies, e inteligência artificial, para buscar melhores resultados no mercado de day trade.

A dissertação completa de Rodrigo pode ser acessada pelo link: http://repositorio.ufla.br/handle/1/48721.