A egressa do bacharelado em Administração, Hellen Caroline Benatti, foi aprovada no mestrado acadêmico em Administração, na linha de pesquisa Estado, Organização e Sociedade, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

A estudante ingressou na turma de 2016 no IFMG Campus Formiga e se apaixonou pelo curso, tendo o concluído em 2021, participou da cerimônia de colação de grau no dia 08 de março de 2022.

Relembrando sua trajetória acadêmica, Hellen conta que sempre que tinha oportunidade se envolvia como voluntária em projetos de extensão e participava de eventos. “Quando as aulas ficaram remotas eu passei a conciliar com o trabalho. Foram muitas madrugadas em claro e muitos finais de semana estudando, mas lembrando agora que passou, até sinto saudades”, afirma sorrindo.

A egressa foi bolsista no Laboratório de Inovação Criatividade e Empreendedorismo Universitário (Liceu), sob a supervisão do professor Miguel, e participando do Laboratório estudando sobre Ambientes de Inovação, é que surgiu a ideia de desenvolver o TCC sobre o mesmo tema, assim, escolheram como objeto de estudo, incubadoras de empresas (que também são Ambientes de Inovação) vinculadas a Rede Mineira de Inovação.

No seu TCC foram feitas entrevistas com os gestores de 10 incubadoras, buscando identificar as boas práticas de gestão, bem como conhecer a percepção deles em relação aos desafios na gestão das incubadoras, utilizando como parâmetro a metodologia Cerne.

“Os professores Miguel Perez Rivera Junior, meu orientador, com a coorientação do professor Breno Araújo, me ajudaram muito e também correram contra o tempo, já que eu já estava de olho no mestrado quando comecei a escrever o TCC. Eles também me orientaram no desenvolvimento do pré-projeto para o mestrado”.

Sobre o desenvolvimento do pré-projeto para o mestrado, Hellen relata que, após a apresentação do TCC, começou a pensar no objeto de pesquisa e foi aí que começou a conversar também com o professor Marcos Franke. “Surgiu a ideia de desenvolver uma pesquisa sobre os Polos de Inovação credenciados a Embrapii, principalmente, tendo em vista que em nosso Campus, nós temos uma unidade Embrapii. Sendo assim, a proposta de pré-projeto é entender melhor a relação dos Polos de Inovação com as empresas, bem como a percepção dos gestores sobre os desafios na conversão de parcerias em projetos de P,DI”.

Hellen destaca que a oportunidade de participar do Liceu foi o ponto de partida para tudo. “Eu sempre quis fazer mestrado, mas sempre estive indecisa sobre uma linha de pesquisa e a minha participação no Liceu me ajudou a definir uma área que eu gostaria de me aprofundar”.

A estratégia para se organizar para o mestrado foi a seguinte: após definida a área, a estudante elaborou uma planilha com universidades que oferecessem a linha de pesquisa que pretendia, com informações sobre o modo de ingressar, processo seletivo, data de inscrição entre outras. A UFF estava entre as universidades pelas quais ela se interessou. “Li e reli o edital 2022 várias vezes e aperfeiçoei o pré-projeto dentro do que era exigido. Me inscrevi e enviei o pré-projeto. Em seguida fui convidada a fazer a arguição pelo Google Meet e na semana seguinte saiu o resultado de que estava aprovada. Foi tudo muito rápido. O resultado saiu dia 20/04 e minhas aulas começariam dia 02/05 em Niterói-RJ presencialmente”.

Sobre o momento atual e os planos para o futuro, a agora mestranda afirma que está uma correria, mas muito feliz com tudo o que aconteceu. “É muito bom quando a gente tem um sonho e consegue alcançar. Agora se inicia um novo ciclo com novos sonhos e objetivos. Espero que [a minha história] seja uma maneira de incentivar os alunos que tem vontade de se especializar, a se organizar e correr atrás para que isso aconteça”, finaliza.

O IFMG – Campus Formiga parabeniza a estudante pela aprovação e deseja boa sorte em sua carreira.